Jayme da Fonte promove ação no Dia Mundial de Combate ao Fumo

28 maio 2016 | Postado por casinhadacys

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. O tabagismo pode ser considerado uma doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina, com diversas repercussões danosas ao organismo. Com o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, o Hospital Jayme da Fonte, em parceria com o Shopping Plaza Casa Forte, promove no mall uma ação no Dia Mundial de Combate ao Fumo (31).
O objetivo da ação é falar sobre os benefícios ao parar de fumar e orientar as pessoas que estão tentando largar o cigarro. Além de várias dicas importantes sobre os cuidados com a saúde; aferição de pressão; avaliação da função pulmonar, avaliação das funções musculares, ventilatórias e periféricas; além de dois testes submáximos para avaliar função e reserva cardiorrespiratória; tudo gratuitamente. Para isso, uma equipe composta por enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas estarão durante todo o dia no Piso L2 do centro de compras, realizando o atendimento ao público. 
A nutricionista Karla Conolly, que também participará da ação, lembra que em muitos casos, quem para de fumar compensa a falta de nicotina no organismo comendo mais, o que pode levar ao aumento de peso: “Largar o vício deixa as pessoas um pouco nervosas. Isso acontece porque, ao ser tragada a nicotina faz com que o cérebro libere serotonina, causando uma sensação de prazer momentânea. Assim, algumas pessoas ganham peso. Então, quem deseja parar de fumar precisa buscar outras formas de liberar a substância, como, por exemplo, a prática de esportes”, explica. De qualquer forma, os benefícios para a saúde superam o risco de engordar.
O fisioterapeuta Francimar Ferrari ressalta alguns dos benefícios de parar de fumar: “O corpo começa a se recuperar de imediato, com a normalização da pressão arterial e a pulsação logo após 20 minutos. Depois, com o passar dos dias, o ex-fumante já começa a sentir as vantagens de largar o cigarro, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora; o risco de morte por infarto agudo do miocárdio se reduz a metade; reduz também o risco de contrair câncer de pulmão; etc.”, finaliza.


Dia Mundial de Combate ao Fumo
Data: 31 de maio
Local: Piso L2 do Shopping Plaza Casa Forte
Horário: das 10h às 18h

Atendimento gratuito.







0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA