Crianças aprendem receitas saudáveis com reaproveitamento de alimentos

20 maio 2016 | Postado por casinhadacys

A Obesidade infantil é considerada uma epidemia mundial e o sobrepeso é o princípio da doença. Pensando na problemática, o Colégio Casaforte realiza, na próxima sexta-feira (20), mais uma edição da sua Feira de Alimentação Saudável, com exposição e degustação de frutas e alimentos produzidos a partir delas. Durante a feira, as crianças também aprendem sobre como reaproveitar os alimentos de um jeito simples, saboroso e muito nutritivo. As receitas são dicas da nutricionista da escola, Laís Thorpe (confira abaixo).
De acordo com a diretora pedagógica da instituição, Betânia Ferreira, a atividade tem como objetivo conscientizar pais e crianças sobre a importância da boa alimentação e de experimentar novos alimentos desde cedo. 
A nutricionista da escola, Laís Thorpe, explica que para os pequenos não estranharem os novos alimentos e não passarem a rejeitá-los ao longo da vida, os pais e responsáveis devem ofertá-los da maneira mais próxima ao original possível, desde o primeiro momento. Eles devem conhecer a variedade de sabores e texturas que existem à nossa volta. “Nos casos em que as crianças já foram apresentadas, mas demonstram resistência ao consumo, é interessante apresentar o alimento num contexto lúdico e divertido, para que proporcione uma experiência positiva à criança, estimulando o interesse por experimentar”, completa. 

Veja dicas de receitas saudáveis e saborosas com reaproveitamento de alimentos: 
BOLO DE CASCA DE MAÇà
Ingredientes:
4 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de fermento
Cascas bem lavadas de 4 maçãs 

Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas de maçã;
2. Em uma tigela vire a mistura e os demais ingredientes e misture bem;
3. Em seguida, unte uma forma com manteiga e açúcar misturado com canela em pó, coloque a massa e leve ao forno por 30 minutos.


BOLO DE CASCA DE ABÓBORA 
Ingredientes - Massa:
2 xícaras de cascas picadas de abóbora moranga
2 xícaras de chá de açúcar
3/4 xícara de maisena
1 1/2 xícara de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó 
Ingredientes - Cobertura:
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador as cascas, os ovos e o óleo;
2. Peneirar em uma tigela a farinha, a maisena, o açúcar e o fermento;
3. Junte com a mistura do liquidificador e misture muito bem;
4. Unte uma assadeira média com margarina e farinha;
5. Coloque a massa e leve para assar em forno médio por aproximadamente 35 minutos.
  
PANQUECA COLORIDA 
Massa base:
500 ml de leite
1 ovo
1 colher (chá) rasa de sal
3 xícaras de farinha de trigo. 
Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador, o leite, o ovo e o sal. A farinha de trigo deve ser acrescentada aos poucos, conforme for batendo a massa.
2. Com a massa pronta, divida-a em 3 porções.

Panqueca laranja: Para deixar a panqueca laranja, acrescente uma cenoura descascada, limpa e cortada em cubos e bata.

Panqueca rosa ou avermelhada: aqui, a dica é acrescentar meia beterraba grande cozida ou uma inteira pequena e bater bem.

Panqueca verde: coloque uma folha de couve ou uma porção de espinafre. Bata bem e peneire.

3. Unte uma frigideira e leve-a em fogo médio. Use uma concha como medida de massa para cada panqueca e mantenha-a por 2 a 3 minutos de cada lado até dourarem.

Dica da nutri: Você também pode usar ervilha, salsinha e rúcula para as panquecas verdes e usar a criatividade para dar cor e sabor ao seus preparos, que também podem ser doces, com sabores como laranja, uva, morango. Escolher um hábito de vida saudável pode ser muito mais colorido do que se imagina, basta apenas colocar a mão na massa.




Fonte: Texto Marilia Monteiro.
Imagens:
Imagem 1: Internet
Imagem 2:  AgenciaPianolab.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA