RioMar Recife recebe exposição tecnológica sobre a natureza brasileira

14 março 2016 | Postado por casinhadacys

     
A partir desta segunda-feira, dia 14 de março, o RioMar Recife recebe uma exposição que vai usar da tecnologia para mostrar a biodiversidade dos ambientes naturais do Brasil. Trata-se da Conexão Estação Natureza , lançada em março de 2015, que já passou por dez capitais brasileiras e atraiu mais de 3,7 milhões de pessoas. A atração é gratuita e acessível a pessoas com necessidades especiais, ficando em cartaz até o próximo dia 28, com o objetivo de promover o conhecimento dos ambientes naturais brasileiros, aproximando a natureza do dia a dia das pessoas.  
A Conexão Estação Natureza conta com diversos atrativos como um cinema sensorial 4D, que dispõe de seis telas dispostas em 360º onde os visitantes assistem a um vídeo sobre a natureza brasileira, recebendo estímulos sensoriais, como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no litoral do Paraná, distante cerca de três mil quilômetros da capital pernambucana. 
A exposição também possui uma parte voltada para jogos interativos: um deles usa como plataforma o ‘kinect’, a partir da qual pode-se jogar, sem o uso de controles, um game sobre ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como água, alimentos e oxigênio, entre outros. Em outro o game, a tecnologia utilizada é a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases sobre as mudanças climáticas.
Também foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia virtual das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Em telas touch são apresentadas informações sobre fauna, flora, além de aspectos culturais dos habitantes.
Para conscientizar os visitantes sobre a questão climática e o uso de combustíveis fósseis, a exposição disponibiliza três bicicletas inteligentes. Ao serem pedaladas, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) durante a pedalada, além da quantidade de Gases de Efeito Estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados. 
A Conexão Estação Natureza é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil, e chega à capital pernambucana com o apoio do RioMar Recife. O horário de funcionamento será de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados do meio-dia às 20h. 

Atendimento às escolas
A exposição vai disponibilizar visitas guiadas especialmente para as escolas da região interessadas em levar seus alunos a conhecer a exposição. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o RioMar Recife através do (81) 3878-0197. 

Conexão Estação Natureza
Data: de 14 a 28 de março
Local: Praça de Eventos 1 do RioMar Recife
Endereço: Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife - PE
Horários: segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados do meio-dia às 20h.
Classificação: Livre 
Entrada gratuita.



‪#‎ConexãoNaturezanoRioMar
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA