RioMar é o primeiro shopping a receber Selo Verde da Jucepe

25 março 2016 | Postado por casinhadacys

Shopping RioMar Recife recebe RioMar r Selo Verde da Jucepe
No próximo dia 29, às 14 horas, o RioMar Recife receberá o Selo Verde, um reconhecimento às iniciativas sustentáveis e ao compromisso ambiental do shopping. A avaliação para a concessão do selo foi feita pela Junta Comercial de Pernambuco em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e visa estimular instituições do Estado a se comprometerem com práticas ambientalmente responsáveis. A entrega será na sede da JUCEPE.
Desde a concepção até a operação, o RioMar adotou condutas ambientais capazes de reduzir a demanda por recursos naturais. A construção foi planejada com elevado grau de reciclagem, mostrando compromisso em dar nova utilidade ao que normalmente seria descartado.  O projeto arquitetônico foi pensado para ter um shopping ambientalmente responsável e integrado ao entorno. O uso de domus de vidro na coberta do mall permite ampla entrada da luz natural. Essa característica e o uso de tecnologias de ponta permitem uma economia de energia de 35%. O sistema de ar-condicionado automatizado e regulado a partir da demanda é outro fator de redução de consumo de energia. O sistema de esgoto a vácuo demanda 80% menos de água – um dos recursos naturais de maior valor para a humanidade. Um tratamento acústico especial proporciona maior conforto ao cliente, que também pode usufruir de uma renovação constante do ar que circula no mall a partir de análises.
O RioMar foi o primeiro da região a ter uma central de resíduo totalmente equipada para direcionar de forma correta o material descartado, como copos, papelão, plástico, latas, e ainda gerar renda para as cooperativas que atuam dentro da estrutura. Na parte externa, o shopping recuperou 40 mil metros quadrados de área verde, com plantio de cerca de 2 mil mudas de árvores e construção de passeio público, devolvendo à população da região a possibilidade de circular e aproveitar o espaço verde, até então abandonado. Com o plantio das árvores, um verdadeiro cinturão de proteção ao mangue foi construído, evitando a degradação do espaço.
PREMIAÇÕES   
Tais iniciativas e a concepção do shopping fizeram o RioMar ser o primeiro da América Latina a receber da Fundação Vanzolini o Selo de Alta Qualidade Ambiental (AQUA) nos três níveis (concepção, projeto e operação). Além desse, recebeu da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) o prêmio Newton Rique de Sustentabilidade por reconhecer as iniciativas do shopping.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA