Páscoa e consumo – A importância do diálogo com as crianças

17 março 2016 | Postado por casinhadacys




Caixas de som, maletas e bonecos de personagens de blockbusters e desenhos animados. Esses e outros “brindes” presentes nos já tradicionais ovos de Páscoa costumam fazer a cabeça de crianças e jovens adultos que buscam os produtos de olho mais nos mimos que no chocolate em si. Mas atender a esse desejo, quando ele vem da criança, pode ser considerado um erro? Vai depender da situação, conforme explica a psicóloga Bruna Vaz, do CPPL. “Os pais atenderem sempre o que os filhos desejam não é bom para a criança. Mas se o filho pediu um ovo de Páscoa e a compra está dentro das possibilidades da família, não vejo problema em realizar essa compra”, afirma.  
A psicóloga alerta para os momentos em que a criança pedir algo excessivo ou fora do orçamento familiar. “É importante explicar para a criança que não é possível. Se tiver irmãos, falar que ela precisará comprar para o irmão também e assim trazer a possibilidade de se dividir um ovo de Páscoa, comprar outro ou mesmo não realizar a compra”, explica. “O importante é que a criança compreenda que nem todos os seus desejos podem ser realizados, que existem limites e que isto não é o fim do mundo”, completa Bruna. 
Para a profissional, é preciso que os pais ajam com bom senso e pensando de forma crítica sobre a aquisição do produto para a criança. “Será que a criança precisa daquele produto? Será que ele é adequado? Será que estou querendo compensar algum momento que não pude estar com meu filho? Ou será que porque o coleguinha dele tem, ele também precisa ter? Acredito até na possibilidade de perguntar à criança porque ela quer aquele ovo de Páscoa e, com isso, ir desenvolvendo essa capacidade na criança de saber o que ela quer ou se quis aquele produto apenas porque viu na internet, revista ou TV”, diz a psicóloga. 
É importante que os pais entendam que não é possível dar tudo o que o filho deseja. “Precisam acreditar que o excesso é prejudicial e observar como o brinquedo da moda, ou o mais caro, normalmente é deixado de lado pouco tempo depois”, afirma a psicóloga. “E precisam acreditar também que é o brincar criativo que mais contribui para a formação do caráter da criança. E para isso, às vezes, é necessário muito pouco para satisfazer, efetivamente, as necessidades da criança”, finaliza a psicóloga Bruna Vaz, do CPPL.


Texto: Ivany Vilarim - Jornalista. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA