MPF/PE obtém sentença que garante medicamento para prevenção de trombose em gestantes atendidas pelo SUS

14 março 2016 | Postado por casinhadacys


 heparina de baixo peso molecular para o tratamento de trombofilia de gestantes será possível pelo SUS. A decisão é válida em todo o território nacional.

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) conseguiu, na Justiça Federal, sentença que possibilitará que pacientes gestantes ou puérperas com trombofilia, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), possam utilizar heparina de baixo peso molecular (HBPM) para a prevenção do tromboembolismo venoso, com sua inclusão no Programa de Medicamentos do Ministério da Saúde para Dispensação Excepcional. O responsável pelo caso é o procurador da República Alfredo Falcão Jr.
A sentença é decorrente de ação civil pública ajuizada pelo MPF/PE em 2014, em que o órgão reforçou que a heparina de baixo peso molecular é mais segura do que a heparina não fracionada, fornecida pelo SUS. A Justiça reconheceu que a HBPM reduz a incidência de efeitos colaterais, como sangramentos e osteoporose, bem como dispensa o acompanhamento laboratorial, possibilitando o tratamento domiciliar e, consequentemente, reduzindo os riscos inerentes à internação hospitalar dos pacientes.
De acordo com a decisão judicial, a manutenção de paciente gestante em hospital para realização de tratamento que poderia ser ministrado em seu próprio domicílio é uma afronta ao princípio da dignidade humana, além de onerar as despesas do Estado.
A Justiça Federal julgou procedente o pedido do MPF/PE e condenou a União a padronizar e racionalizar o procedimento de prevenção do tromboembolismo venoso durante a gestação e puerpério de pacientes trombofílicas do SUS, possibilitando o tratamento domiciliar com a heparina de baixo peso molecular. A decisão é válida em todo o território nacional.

Processo nº 0802680-84.2014.4.05.8300 – 5ª Vara Federal em Pernambuco.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal



Fonte de informação: MinistérioPúblico Federal (MPF) 

Imagem: Reprodução/Página do Facebook  do Ministério Público Federal. 
Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Um comentário:

  1. PENA QUE O SUS FALA SEMPRE QUE ESTÁ EM FALTA, E NÓS TEMOS QUE COMPRAR DEVIDO A ISSO.

    ResponderExcluir

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA