I Encontro Fazendo Acontecer no Parque da Jaqueira

16 março 2016 | Postado por casinhadacys

O  Dia Internacional da Síndrome de Down é 21 de março, várias ações estão acontecendo em diversos países e também em muitas cidades brasileiras para chamar atenção da sociedade em relação aos portadores da Síndrome. A intenção é conscientizar a população sobre os direitos, garantir a inclusão social e o respeito que toda pessoa com Síndrome de Down precisa receber da sociedade. 
Em Recife a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down (Aspad) vai realizar, neste domingo (20), o I Encontro Fazendo Acontecer na unidade do Econúcleo, Parque da Jaqueira, que fica na Zona Norte da capital pernambucana. Vai ser um dia especial para famílias e amigos que acreditam na inclusa. A participação é livre e aberta para todos os públicos. Encontro com apresentações de pessoas com síndrome de Down, contação de história, apresentações ballet, aula de zumba, maracatu, forró, frevo e ginástica laboral.
I Encontro Fazendo Acontecer
Dia: 20 de março de 2016
Hora: 9h às 17h
Local: Parque da Jaqueira
Mais informações sobre o evento acesse AQUI
#fazendoacontecer 

  
Informações sobre Síndrome de Down
Fonte: Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social – ABADS

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, que pode ser total ou parcial. Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético. A idade avançada da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebê com esta síndrome.
Ela é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal e aparência facial, como por exemplo: achatamento da parte de trás da cabeça, inclinação das fendas palpebrais, pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos, língua proeminente, ponte nasal achatada, orelhas ligeiramente menores, boca, mãos e pés pequenos, tônus muscular diminuído (ficam mais molinhos) e apresentam pele na nuca em excesso.
Além das características físicas, sabe-se que há uma tendência em demonstrar a afetividade na interação com as famílias e as pessoas com quem convivem. São mais atuantes na sociedade, estão inseridos em escolas, no âmbito do mercado de trabalho, possuem vida social ativa e menos reclusa. A conscientização dos pais sobre a estimulação e o papel de facilitadores são fatores ímpares para o desenvolvimento adequado. É importante frisar que um ambiente amoroso e estimulante, intervenção precoce e esforços integrados de educação e saúde serão sempre aspectos que influenciarão de modo positivo o desenvolvimento e qualidade de vida da pessoa com Síndrome de Down. 
  
Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março. Por que o dia 21?
No dia 21 de março comemora-se em todo o mundo o Dia da Síndrome de Down, data escolhida porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, isso porque as pessoas que possuem a Síndrome de Down carregam 3 cromossomos número 21. No Brasil estima-se que 300 mil pessoas têm a  Síndrome.
A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.
O desafio da inclusão social deve ser abraçado e defendido por todos, familiares, indivíduos com a Síndrome e instituições que trabalham com afinco para superar obstáculos e limitações arraigadas e permeadas pela cultura que por muito tempo fora excludente.





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA