Festival RioMar de Literatura homenageia João Cabral de Melo Neto no Teatro RioMar

27 março 2016 | Postado por casinhadacys

Festival RioMar de Literatura homenageia João Cabral de Melo Neto no Teatro RioMar
“E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida; mesmo quando é assim pequena a explosão, como a ocorrida; mesmo quando é uma explosão como a de há pouco, franzina; mesmo quando é a explosão de uma vida severina”. Publicado em 1955, a obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, foi um dos vários trabalhos do autor que o tornou consagrado em todo o Brasil. Nascido no Recife, ele foi o escolhido para ser o grande homenageado do Festival RioMar de Literatura Pernambucana, que acontece pelo quarto ano através de uma parceria entre o RioMar Recife e a Academia Pernambucana de Letras - APL. O evento, que este ano cresceu e ganhou um dia a mais, está marcado para os dias 28, 29, 30 e 31 de março no Teatro RioMar com entrada gratuita e apresentações da Orquestra Criança Cidadã, Anchieta Dali, Cezzinha, Luciano Magno, Liv Moraes e Jessier Quirino, além de apresentações teatrais da Dispersos Cia de Teatro representando fragmentos de poemas do homenageado e mesas de debate com renomados escritores pernambucanos. A curadoria do evento será da Presidente da APL, Margarida Cantarelli, e da jornalista Carmen Peixoto. 
Orquestra Criança Cidadã Festival RioMar de Literatura no Teatro RioMar
A grande abertura do IV Festival RioMar de Literatura Pernambucana, no dia 28 de março, a partir das 17h, será feita por Margarida Cantarelli, além do concerto da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. Em seguida, contaremos com a presença de Cristina Aragão, supervisora de cultura do canal Globo News, que virá apresentar o documentário ‘Morte e Vida Severina – 60 anos depois’ do jornalista pernambucano Gerson Camaroti, e responder perguntas do público. A programação segue a partir das 15h do dia 29, com a mesa ‘Poesia’ liderada pelos escritores Ângelo Monteiro, José Mário Rodrigues e Lourdes Sarmento, seguidos pela apresentação da Dispersos Cia de Teatro, que vai representar fragmentos do poema ‘A Educação Pela Pedra’. Logo após, será a vez de Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Globo Nordeste, que vai ministrar a palestra ‘Arte e Cultura na TV’ e o assunto a ser abordado em seguida será a ‘Literatura de Cordel’, com os cordelistas Luiz Berto, Mauro Machado e Neilton Limeira. A Dispersos Cia de Teatro se apresenta novamente, com fragmentos do poema ‘Os Três Mal Amados’. Para o encerramento, sobe ao palco do Teatro RioMar o cantor e compositor Anchieta Dali, com o show ‘Lendas – Tesouros da Terra’, que vai contar com a participação dos músicos Cezzinha eLuciano Magno. 
Os acadêmicos Marcus Accioly e Ana Maria César iniciam o festival no dia 30, a partir das 15h, com a mesa ‘João Cabral de Melo Neto e a Poética da Pedra’, junto à apresentação de fragmentos do monólogo ‘Auto do Frade’.  Roberto Beltrão e Luzilá Gonçalves Ferreira serão os responsáveis pela mesa seguinte, sob o tema ‘O Fantástico na Literatura’. No mesmo dia, os jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça – IJCPM – apresentam um jogral, antecedendo a palestra sobre ‘Romance’ com José Nivaldo Júnior. O poema ‘Educação Pela Pedra’ será representado pela Dispersos Cia de Teatro e em seguida, a presidente da APL, Margarida Cantarelli, junto a Melchiades Montenegro e Admaldo Matos lideram mesa ‘O Conto’. A cantora Liv Moraes, filha do saudoso Dominguinhos, fará um grande show de tributo ao seu pai para encerrar o terceiro dia de festival. 
Em 31 de março, quarto e último dia de evento, se inicia às 15h com a palestra ‘O Elogio da Concisão’, com Lourival Holanda. Parte do poema ‘Morte e Vida Severina’, uma das obras mais conhecidas do grande homenageado, será representado pelos atores, antecedendo as palestras ‘Características da Língua Portuguesa – Saudade’ com Nelly Carvalho e ‘A Narrativa na Poesia de João Cabral’ com Raimundo Carrero. A mensagem de encerramento do IV Festival RioMar de Literatura será feita pela Presidente da APL, Margarida Cantarelli. O paraibano Jessier Quirino, figura já conhecida e querida do público pernambucano, fecha o evento com o novo seu show, ‘Nordestinidades’. Lembrando que o IV Festival RioMar de Literatura, no Teatro RioMar, terá entrada gratuita todos os dias.

CERTIFICADOS
Diariamente serão entregues certificados para aqueles que assistirem toda a programação do dia. A carga horária poderá ser utilizada como comprovante para atividades extra-curriculares.

PROGRAMAÇÃO
IV Festival RioMar de Literatura Pernambucana – Homenagem à João Cabral de Melo Neto
Teatro RioMar – 28, 29, 30 e 31 de março de 2016
28 de março
17h - Abertura
17h20 - Objetivos do evento e programação
17h30 - Orquestra Cidadã Meninos do Coque
18h - Mensagem de abertura do Festival com a presidente da APL, Margarida Cantarelli
18h15 – Cristina Aragão apresenta o trabalho Morte e Vida Severina – 60 anos depois
19h – Cristina Aragão  responde perguntas do público.
29 de março
15h - Abertura
15h10 – Mesa: Poesia com Ângelo Monteiro, José Mario Rodrigues e Lourdes Sarmento
16h15 - Fragmentos do poema “A Educação pela Pedra” com a Dispersos Cia. De Teatro
16h25 – Palestra: Arte e Cultura na TV com Jô Mazzarolo
17h25 – Mesa: Cordel com Luiz Berto,  Mauro  Machado e Neilton Limeira
18h25 – Fragmentos do poema “Os Três Mal Amados” com a Dispersos Cia de Teatro
18h35 – Show de encerramento: “Lendas – Tesouros da Terra” com Anchieta Dali e participação de Luciano Magno e Cezzinha 
30 de março
15h – Abertura
15h15 – Mesa: João Cabral de Melo Neto e a Poética da Pedra com Marcus Accioly e Ana Maria Cesar
16h10 - Fragmentos do monólogo “Auto do Frade” com a Dispersos Cia de Teatro
16h20 – Mesa: O Fantástico na Literatura com Luzilá Gonçalves Ferreira e Roberto Beltrão
16h30 – Jogral com os Jovens do IJCPM
16h40 – Palestra: Romance com José Nivaldo  Júnior
17h50 – Fragmento do poema “Educação pela Pedra” com a Dispersos Cia de Teatro
18h – Mesa:  O conto com Margarida Cantarelli , Melchíades Montenegro e Admaldo Matos
19h – Show de encerramento: Tributo a Dominguinhos  com Liv Moraes
31 de março
15h – Abertura
15h30 – Palestra: O Elogio da Concisão com Lourival Holanda
16h30 – Fragmento do poema “Morte e Vida Severina” com a Dispersos Cia de Teatro
16h40 – Palestra: Características da Língua Portuguesa: Saudade com Nelly Carvalho
17h20 – Palestra: A narrativa na poesia de João Cabral com Raimundo Carrero
18h40 – Mensagem de encerramento com a Presidente da APL, Margarida Cantarelli
19h – Show de encerramento: Nordestinidades com Jessier Quirino





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA