EndoMarcha - Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose

11 março 2016 | Postado por casinhadacys

EndoMarcha
Uma ação muito legal vai acontecer no próximo dia 19 de março em várias cidades brasileiras e em outros países simultaneamente para chamar atenção da sociedade sobre a Endometriose,  problema de saúde que atinge várias mulheres no mundo. A 3ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose  é uma marcha pacífica em prol das portadoras de endometriose que a cada ano vem ganhando mais espaço e adeptos para participar do evento. Aqui no Brasil muitas mulheres e suas famílias fazem parte da luta por políticas públicas para que as endomulheres tenham tratamento digno e humano pelo SUS e os mesmos direitos que qualquer outro portador de doença crônica tem.  Cerca de 200 milhões de meninas e mulheres sofrem com a doença no mundo, mais de 6 milhões estão no Brasil. 
O encontro da EndoMarcha em Recife será no Parque da Jaqueira, no sábado dia 19 de março, a concentração acontece às 9h. Será também uma ótima oportunidade para a população tomar conhecimento sobre a Endometriose em ação gratuita, aberta à comunidade, que visa divulgar métodos diagnósticos para a detecção precoce da doença e oferecer informações úteis para o tratamento.  
A blogueira pernambucana Taci Lira, do Maternidade Sonhada, que já sofreu de endometriose severa, entre outras patologias no período de seis anos em que lutou para engravidar, é a convidada do evento para coordenar a ação no Recife, único da região Nordeste a integrar o grupo de sete estados brasileiros participantes da EndoMarcha. A campanha ocorre em 60 países e em sete estados brasileiros, para promover a conscientização da doença.  
A Endometriose é uma doença que atinge as mulheres em idade fértil, podendo levar à infertilidade se não for tratada precocemente. Os sintomas são cólicas menstruais fortes, dores abdominais, alterações intestinais, dores ao evacuar ou urinar, dor durante relações sexuais e ciclo menstrual irregular. A orientação é que, se a mulher tem algum desses sintomas, deve procurar imediatamente um médico e questionar a possibilidade de ser portadora da doença. 
EndoMarcha no Recife

Curiosidades
  • Por conta da EndoMarcha de 2014, a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sancionou em 5 de janeiro de 2015 a primeira lei de endometriose do país.
  • A endometriose é desconhecida por mais da metade das brasileiras. Uma pesquisa feita pela Endometriosis Foundation of America mostrou que a doença prejudicou o casamento de 56% das entrevistadas e 20% delas acabaram se divorciando.  
  • Uma pesquisa feita pela SBE (Sociedade Brasileira de Endometriose) mostrou que 53% das mulheres entrevistadas  nunca ouviram falar na doença.
  • Uma paciente com endometriose passa, em média, por cinco ginecologistas e demora entre sete e dez anos para conseguir diagnóstico e tratamento corretos, de acordo com informações da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia). 

  
EndoMarcha no Recife
Quando: 19 de Março
Concentração às 9h, no Parque da Jaqueira 
Inscrições gratuitas:  http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br
Informações: endomarcha.recife@gmail.com , com Taci Lira 


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA