A Turma do Pererê, de Ziraldo, abre temporada de exposições na CAIXA Cultural Recife

14 março 2016 | Postado por casinhadacys


A Turma do Pererê na CAIXA Cultural Recife
A Turma do Pererê, a mais brasileira das histórias em quadrinhos criadas por Ziraldo, abrirá a temporada de exposições na CAIXA Cultural Recife, de 16 de março a 08 de  maio de 2016. A identidade visual da mostra, intitulada Pererê do Brasil, será baseada na linguagem das histórias em quadrinhos e vai explorar o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens. A abertura contará com a presença do artista e acontecerá no dia 16. A visitação vai de 17 de março a 8 de maio, sempre com entrada gratuita, de terça a sábado, das 10 às 20h, e aos domingos das 10 às 17h. O autor estará presente na inauguração. No dia 17 o artista receberá a escola alunos da escola da Orquestra Criança Cidadã para uma visita guiada e um bate-papo com o grupo.
Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades. Realizada pela primeira vez em 2015, na CAIXA Cultural Salvador, a mostra inicia sua itinerância, patrocinada pela CAIXA, começando pelo Recife e seguindo para Brasília e Fortaleza.
Turma do Pererê

Um passeio pela Mata do Fundão
Todo o clima remeterá o visitante à Mata do Fundão, onde vive a Turma do Pererê. Uma linha do tempo contará toda a trajetória deste personagem em diversas mídias como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.
Serão reproduzidas as 43 capas da revista Pererê (O Cruzeiro/1960-1964) e as 10 capas da revista A Turma do Pererê (Editora Abril/1975-1976), restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidro estarão as revistas originais, além de pranchas com desenhos também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram.
Os personagens serão apresentados em tamanho ampliado; um painel terá um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a Turma para servir de cenário de fundo para fotos dos visitantes. Um monitor exibirá 17 histórias em quadrinhos animados (Motion Comics) e o documentário Ziraldo. O público receberá o catálogo em formato de revista comic books, contendo apresentação, ficha técnica da exposição, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.

A Turma do Pererê 
O personagem Pererê é uma das expressões mais legítimas do folclore brasileiro. Apesar de ter sido criado na década de 1960, suas histórias continuam atuais, pois valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.
A exposição resgata suas histórias e revela como surgiram o Pererê e sua eclética turma, composta pelo indiozinho Tininim e alguns animais típicos da fauna brasileira, como o macaco Alan, o jabuti Moacir, o tatu Pedro Vieira, o coelho Geraldinho e a onça Galileu, que, como nas fábulas, interagem com os humanos. Além deles, está sempre presente a coruja Professor Nogueira, esclarecendo dúvidas.
O projeto pretende revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma, em suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015.

O autor
Artista consagrado, Ziraldo é um ícone da produção voltada ao público infanto-juvenil. Pererê foi personagem da primeira revista em quadrinhos brasileira, em cores, de um único autor. A Turma do Pererê foi lançada em 1º de outubro de 1960, pelos Diários Associados, e publicada ininterruptamente ao longo de quatro anos, com a impressionante tiragem mensal de 120 mil exemplares.
Ziraldo Turma do Pererê na CAIXA Cultural Recife março 2016
Objeto de mais de uma dezena de teses de mestrado, tema de livros, além de personagem de campanhas publicitárias e institucionais, o Pererê gerou muitos subprodutos, como seriados e um especial para televisão, LP, musical de teatro, livros didáticos, selo dos correios, cartões telefônicos, cartilhas educativas, adesivos e campanhas educacionais.
A revista é considerada por alguns críticos um retrato da década de 1960. Na opinião de M. Feijó, em “Os Quadrinhos em Ação – Um Século de História”, o Pererê “é a mais nacional de todas as experiências quadrinísticas”. Já para o estudioso dos quadrinhos Moacy Cirne, falecido em janeiro de 2014, o Pererê foi tão importante no cenário brasileiro quanto o Cinema Novo, a Bossa Nova, a poesia concreta e demais manifestações culturais da época.
Exposição: “Pererê do Brasil” – Ziraldo
Local: CAIXA Cultural Recife, Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo.
Abertura: 16 de março de 2016
Visitação: 17 de março a 08 de maio de 2016
Horário: terça a sábado, das 10 às 20h, e domingo das 10 às 17h
Acesso: gratuito
Informações: (81) 34251915 
Classificação indicativa: Livre. 


Confira algumas imagens da turminha do Pererê 

Turma do Pererê
Turma do Pererê
Turma do Pererê
Turma do Pererê na CAIXA Cultural Recife março 2016






Imagens: Divulgação/Reprodução.

‪#‎VivaMaisCultura ‪#‎Avidapede ‪#‎PererêDoBrasil #turmadopererê #ziraldo #caixaculturalrecife #passeioemrecife #agendaculturalrecife #recife #pernambuco 

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA