Sucesso na carreira X maternidade – conciliando os dois lados

22 fevereiro 2016 | Postado por casinhadacys

maternidade e o trabalho
As mulheres têm ocupado cada vez mais espaço em posições de destaque nas empresas. A dedicação à vida profissional, no entanto, pode gerar um dilema entre algumas dessas profissionais: como conciliar o sucesso na carreira com a maternidade sem prejudicar nenhum dos dois lados dessa equação. De acordo com a psicóloga Valesca Victor, do CPPL, os efeitos da maternidade eram mais evidenciados na vida profissional das mulheres até a década de 1970, quando era responsabilidade e prioridade delas cuidar do lar e dos filhos. 
A virada veio a partir de meados dos anos 1980, quando o trabalho e a atividade fora de casa se tornaram tão importantes para as mulheres quanto à maternidade. "De lá para cá tem se observado certo adiamento da maternidade frente às necessidades econômicas, aumento da renda familiar e carreira, com consequente aumento da idade em que as mulheres decidem engravidar", afirma à psicóloga. "Se por um lado, essas questões podem adiar o projeto da maternidade, são elas também que estimulam e favorecem as mulheres na volta ao trabalho de forma mais rápida, pelas responsabilidades e compromissos assumidos e pelo lugar de prioridade que cada vez mais sua carreira ocupa", completa. 
Segundo a profissional, a decisão pela maternidade exige um redimensionamento dos projetos profissionais, uma vez que a mulher vai precisar de espaço e tempo para se dedicar e se devotar ao bebê, bem como de supri-lo em todos os cuidados necessários. "Durante a licença-maternidade, vive-se a suspensão da vida profissional e a dedicação exclusiva ao bebê. Passado esse tempo, há de se fazer um retorno paulatino às atividades e a volta ao trabalho se dará de forma gradativa", explica Valesca Victor. "No entanto, frente ao lugar ocupado pela mulher na força de trabalho e ao lugar de destaque em que se tem colocado sua carreira ao longo das últimas décadas, a retomada é estimulada por toda uma estrutura já existente e que se amplia cada vez mais", explica a psicóloga ao enumerar questões como a existência de estruturas como berçários e creches, que podem se ocupar das crianças enquanto as mães trabalham, a participação crescente dos pais nos cuidados e responsabilidade com os filhos. 
"O processo de retorno e dedicação ao trabalho e a forma e o tempo em que ele se dá é proporcional ao suporte dado à mulher pelo companheiro e familiares", avalia Valesca Victor. "Décadas atrás, ficava sob a responsabilidade efetiva da mulher cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos. Atualmente, percebe-se claramente uma mudança e reconhecimento da capacidade produtiva e econômica das mulheres no mercado de trabalho, o que redimensiona e favorece a divisão de responsabilidades no âmbito das ações no lar e educação e cuidado com os filhos", explica a profissional, que completa: "O pai/companheiro tem sido cada vez mais convocado pelas mulheres a participar e dividir as funções, atuando como parceiro nesse processo de maternidade". 
Por fim, a psicóloga avalia: "Faz toda diferença quando o projeto maternidade é encabeçado como um projeto do casal, porque lança e convoca o pai desde o princípio a se implicar e a participar das atividades e cuidados com o bebê. Nesse sentido, é fundamental que as mulheres também empreendam e favoreçam a entrada do pai, possibilitando que ele vá desde o princípio participando das rotinas e ocupando seu lugar frente à criança e podendo dar continuidade quando a mãe se ausentar pela volta ao trabalho. É fundamental essa parceria pai e mãe, não só no que tange aos cuidados e dedicação à criança, como para a relação do casal e estruturação familiar".


Texto informativo Brava Comunicação.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA