Dicas de segurança para o Carnaval de crianças e adolescentes

07 fevereiro 2016 | Postado por casinhadacys

Durante o período de Carnaval a garotada também pode fazer parte da festa. Entretanto, os pais ou responsáveis pelos pequenos precisam ter alguns cuidados com as crianças para garantir que a folia não termine em dor de cabeça, ou seja, o que era para ser festa acabe trazendo problema. É fundamental orientar crianças e adolescentes quando for brincar o Carnaval para mantê-los longe de perigo. Confira algumas dicas legais para que toda família possa aproveitar a festa com segurança, saúde e alegria.
Para crianças
Fuja da multidão
Prefira locais mais tranquilos, onde seus filhos possam curtir a folia à vontade e ao lado de outras crianças da mesma faixa etária.

Mantenha a rotina ao máximo 
Crianças precisam ter seus horários de sono e refeição respeitados, mesmo em períodos de festa e viagem. Caso contrário, elas ficarão irritadas e não curtirão a folia. Se for preciso, adapte os horários para que pequenos cochilos sejam tirados.

Cuide da alimentação
O Carnaval não é desculpa para descuidar da alimentação dos pequenos. Esqueça as frituras, comidas gordurosas e industrializadas. Leve consigo porções de frutas, sucos e sanduíches leves para quando a criança sentir fome. E água, muita água! Se for necessário comer na rua, procure um estabelecimento de confiança e prefira iogurtes e saladas de frutas.

Combinem um ponto de encontro
Antes de sair de casa, converse com a criança e explique que vocês definirão um ponto de encontro para o caso de se separarem. Logo ao chegar ao local, mostre a ela o ponto de encontro e repasse as orientações. Indique também onde ela pode encontrar ajuda policial.

Prepare cartões de identificação
É importante que a criança tenha consigo um cartão de identificação com os dados dos pais preso na roupa, nos bolsos ou até em uma medalhinha no pescoço.

Para adolescentes
Se o seu filho já tem idade para curtir o Carnaval sozinho ao lado dos amigos, uma série de recomendações são necessárias.

Controle os horários
Estabeleça um horário para voltar para casa e combinem de trocar mensagens ao longo do dia para avisar que está bem. Mas não ultrapasse os limites. Mostre que confia no seu filho e não fique ligando a cada hora.

Dê dinheiro para o táxi
Bebida e direção definitivamente não combinam. Para garantir que ele não pegue carona com um amigo bêbado, dê um dinheirinho extra para custear o táxi.

Tenha uma conversa franca sobre drogas e bebidas
Adolescentes tendem a ter a falsa sensação de que são imbatíveis. Alerte-o sobre a possibilidade de alguém colocar droga em um copo que não está sendo observado. Ou de ser levado para locais desertos. Aconselhe a não se afastar do grupo e a redobrar a atenção.

Deixe as bolsas e mochilas em casa
Em locais de grande aglomeração, bolsas se tornam um alvo fácil. Oriente seu filho a levar apenas o necessário, como dinheiro, documentos e celular. O ideal é vestir roupas com bolsos de zíper, que deixem os itens seguros.

Cuidado com as selfies 
É difícil convencer um adolescente a sair de casa sem celular, mas alerte sobre os riscos de ficar expondo seu aparelho em grandes aglomerações. As fotos devem ser tiradas em locais tranquilos e o smartphone deve estar sempre bem guardado.


Para curtir a folia não se esqueça de fazer o check list abaixo:
  • A folia está liberada para as crianças a partir dos dois anos de idade, pois os mais novos possuem a imunidade baixa e se expostos a lugares com muitas pessoas poderão contrair infecção por algum vírus ou bactéria.
  • Não se esqueça de colocar uma pulseira de identificação nos pequenos, com nome completo dele e do responsável que esteja no local, com número do celular para contato.
  • Alimente seus filhos antes de sair de casa. Na mochila, leve bastante água e frutas frescas.
  • Use protetor solar adequado para a idade da criança. 
  • O repelente, próprio para crianças, deve ser utilizado conforme o fabricante. 
  • Opte por calçados confortáveis, como tênis.
  • Tome cuidado com espumas de carnaval que contêm álcool, pois estas podem irritar a pele da criança e também os olhos. 
  • Opte ainda por produtos não tóxicos.
  • Quando perceber qualquer sinal de cansaço, sono ou irritação já é hora de ir embora com o mini folião.




Fonte: Textos reproduzidos do blogdasaude e do site educarparacrescer.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA