Cuidado com os ouvidos durante a folia

06 fevereiro 2016 | Postado por Casinha da Cys

Quem vai curtir o carnaval em locais com som muito alto ou atrás dos trios elétricos deve tomar cuidado com os danos que o barulho pode acarretar à saúde. Ficar exposto por um período prolongado a níveis elevados de ruídos pode levar à perda auditiva temporária ou permanente. O otorrinolaringologista Alberto Monteiro, do Hospital Jayme da Fonte, explica que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite saudável é abaixo dos 85 decibéis. O médico alerta que o som dos trios elétricos é, em média, de 130 decibéis, o que ultrapassa o limite em quase três vezes. “Após a exposição prolongada é comum perceber os sons abafados e também um zumbido permanente no ouvido”, explica Alberto. Geralmente esta sensação incômoda passa dois ou três dias depois do trauma sonoro. 
E alguns casos o folião pode ter ainda lesão no tímpano e terá que fazer tratamento com um especialista. Se os ruídos intensos provocarem lesão no nervo, a pessoa poderá ter que utilizar aparelho auditivo e, em algumas situações, a perda da audição é irreversível.
Qualquer pessoa que ficar exposta a sons muito altos pode sofrer danos. Vale destacar que se o zumbido ou sensação de abafamento durar por mais de três dias, a recomendação é procurar um especialista para verificar se houve alguma lesão. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados.
Por isso, a orientação é para que todos evitem lugares barulhentos, como boates e festas carnavalescas, por muito tempo seguido. O folião deve ter consciência dos cuidados que deve tomar. “Deve-se evitar ficar próximo das caixas do som e usar tampões para diminuir o impacto dos ruídos nas células sensoriais auditivas. Além disso, sair de perto do barulho a cada 30 minutos. É um tempo para descansar o ouvido e depois cair na folia novamente", recomenda o otorrino.





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA