Alimentação saudável no ambiente escolar

28 fevereiro 2016 | Postado por casinhadacys

lanche para criança na escola
A alimentação exerce um papel decisivo na idade escolar.  É o período em que a garotada apresenta um metabolismo muito mais intenso e uma alimentação inadequada traz consequências como a diminuição da capacidade de raciocínio e memorização, deficiência no crescimento e desenvolvimento, alterações de humor e desnutrição ou obesidade. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço ideal para ações na formação de hábitos alimentares saudáveis.  
No Colégio Motivo Boa Viagem, a hora do lanche está ligada à socialização e à troca de experiências. “Na Escola que se promove ações na conduta da alimentação saudável e correta, mas é na compra do supermercado onde tudo precisa começa”, diz a Nutricionista e Pedagoga Fabiana Pedrosa, da Tia Cantinas + Saudáveis, responsável pela alimentação do Motivo Boa Viagem. Segundo a profissional¸ no currículo escolar é possível encontrar os conceitos da alimentação saudável e a presença do profissional Nutricionista no colégio é essencial. “Todos os dias observo desafios e crio soluções. É um trabalho delicioso e que gera muitos resultados!”, ressalta ela, que conta com o apoio da nutricionista Cecília Silva, que coordena de perto os lanches coletivos da criançada. 
alimentação saudável para criança

O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. Para facilitar esse trabalho, os pais são convidados para uma conversa e, assim, traçar o perfil alimentar de cada criança, suas restrições e alergias. Então, a cada início de mês é montado um cardápio saudável para um lanche socializado. Todo esse trabalho segue os critérios do Manual de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e as novas regras para serviços de alimentação da Anvisa.  
No Ensino Infantil e Fundamental 1, os alunos recebem cestinhas ordenadas com o nome e contendo uma fruta, um prato principal e um suco, por exemplo. “É recomendado às crianças uma porção de vitaminas e minerais (encontrada nas frutas, verduras e legumes), uma porção de carboidratos, de preferência complexos (encontrada, por exemplo, nas raízes e cereais integrais matinais) e outra porção de proteína (encontrada nos queijos, leite, iogurtes e carnes, por exemplo)”, afirma a nutricionista.
Já para alguns alunos do Ensino Fundamental 1, todo o Fundamental 2 e Ensino Médio, a cantina também está comprometida com o valor nutritivo das refeições. No cardápio, a inclusão de alimentos naturais em detrimento do consumo dos alimentos industrializados. Um bom exemplo disto é a redução da oferta de refrigerantes a 30% em relação aos sucos naturais. 
Entre os produtos da Tia Cantinas é possível citar pipoca (feita em pipoqueira), salgados fornados e integrais, tapiocas, coxão de macaxeira com frango feito no forno, coxão de batata doce recheado com peito de peru e ricota de forno, bombom de cacau, brigadeiro de macaxeira, bolos caseiros (cacau, laranja,  banana), açaí, barrinha de cereais, cuscuz com ovos, kit maromba (batata doce com frango), sanduíches, sucos naturais, chás, iogurtes, coalhadas,  entre outros. Tudo manipulado na cozinha da cantina.  No menu do lanche coletivo e na cantina não entram frituras, gordura trans e guloseimas.  Há redução de gordura saturada, introdução de fibras e frutos e cozimento a vapor. 
lanche para criança
Algumas ações foram criadas para envolver toda a comunidade escolar: a introdução de novos alimentos, por exemplo, é feita a partir da degustação entre as crianças. “No caso da batata doce, oferecemos a raiz cozida, depois em chips e a aceitação veio em forma de bolo!”, exemplifica Fabiana. Também é realizado um trabalho educativo com palestras e experimentos. “Colocamos em um tubo de ensaio a quantidade de açúcar correspondente a uma lata de refrigerante. Os alunos ficaram realmente espantados”, diz. Ainda são realizados o projeto salada e a avaliação nutricional junto aos pequenos. A interação da família, escola e cantina promove a participação ativa na orientação de hábitos alimentares saudáveis às crianças. A opção da merenda escolar ou uma cantina com comidas mais adequadas deve ser tomada em conjunto, sempre com o foco na saúde infantil.



Fonte: Texto Ivany Vilarim
Imagens: Reprodução internet.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA