Uso errado de mochila pode causar problemas de coluna

30 janeiro 2016 | Postado por casinhadacys

Pesquisas apontam que cerca de 85% da população tem, teve ou terá dor nas costas provocada por problemas de coluna. Importante salientar que muitos desses casos têm origem no excesso de peso carregado na infância. E nem é preciso puxar muito pela memória para lembrar as mochilas pesadas carregadas pelas crianças em sua rotina escolar. A maioria delas transportando diariamente livros que são usados apenas uma vez na semana. 
“O excesso de peso pode sobrecarregar algumas estruturas da coluna e de outras articulações. É o mesmo princípio dos exercícios com peso da academia”, explica o ortopedista Alexandre Arraes, do Hospital Jayme da Fonte. Segundo Dr. Alexandre, o peso em excesso pode repercutir negativamente em problemas na postura e em ligamentos e discos da coluna, interferindo na funcionalidade desta. “A sobrecarga pode causar distúrbios posturais e desvios de coluna, que podem ser agravados se a criança já tem algum tipo de alteração”, diz ele. 

O problema está no tipo de mochila usada pela criança e na carga que ela leva. Se carregado com peso em demasia ou de forma incorreta, o acessório pode causar problemas como dor nas costas e no pescoço, lesões ou má postura. Uma simples imperfeição na coluna pode ser agravada pela carga a mais. Outra complicação possível, só que menos comum, é de o excesso de peso lesionar as placas de crescimento dos ossos da criança, prejudicando seu desenvolvimento. “A dor é o primeiro sinal de sobrecarga. Depois, dependendo da intensidade dela, pode haver alguns desvios”, diz o ortopedista. “Normalmente a dor se distribui por toda a coluna, localizando-se mais na região dorsal e na lombar. Mas pode haver irradiação para os ombros e as nádegas também”, explica. 
A primeira providência dos pais, ainda na hora da compra, é observar o modelo da mochila que será adquirida para os filhos. O mais indicado é que a criança use uma que comporte pouca coisa. Assim, previne-se que ela ceda à tentação de levar o material de todas as disciplinas todos os dias. Deve-se dar preferência aos modelos que possuam apenas dois compartimentos. Um para os livros e cadernos e outro para o estojo de lápis. As bolsas com rodinhas são melhores ainda. Outra solução poderia vir da própria escola, ao disponibilizar armários onde os estudantes possam deixar os livros que não fossem utilizados no dia. 
Mas não adianta nada comprar a mochila ideal se seu filho não a carregar da forma correta. Para evitar problemas nas costas, no caso das mochilas, ele deve evitar o apoio das duas alças em apenas um ombro, pois isso prejudica a postura. No caso de bolsas estilo carteiro, pode-se evitar problemas trocando-se constantemente o lado que recebe o peso. Os cuidados são necessários porque, além de prejudicar a saúde da criança, uma bolsa inadequada também pode afetar negativamente o rendimento escolar devido ao desconforto que os pequenos podem vir a sentir.




Imagens: Reprodução/Internet.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA