Previna a desidratação no Verão

25 janeiro 2016 | Postado por casinhadacys

desidratação da criança no Verão
Com a chegada de dias mais quentes, e o consequente aumento da perda de água pelo organismo, tornam-se maiores os cuidados que as pessoas precisam ter para evitar a desidratação. Ela acontece quando as perdas de líquido e eletrólitos são maiores que a reposição, seja pelo calor ou pela realização de alguma atividade física. “É importante ingestão hídrica adequada”, afirma a nutricionista Stella Bezerra, do Hospital Jayme da Fonte. 
De acordo com a profissional, a primeira medida a ser tomada é evitar exposição ao sol ou locais quentes. Depois, usar protetor solar: “A queimadura solar pode contribuir para a desidratação. Quanto mais grave for a queimadura, maior será o risco de desidratação. Por último, e não menos recomendável, deve-se consumir líquidos com regularidade, principalmente se a exposição ao sol for concomitante a alguma prática desportiva”, explica Stella. 
As manifestações clínicas que a desidratação dá vão da sede à confusão mental. Existem ainda manifestações como torpor e coma – o que é mais difícil de acontecer em uma exposição habitual de praia. “Para esse tipo de exposição – praia no verão –, o que se vê além da sede é o ressecamento das mucosas, sobretudo a mucosa oral, olhos fundos, tonturas e diminuição do volume urinário”, diz a nutricionista. É bom lembrar que a sede é um sinal tardio da falta de água, que acontece quando o organismo já esgotou algumas de suas reservas. 
Como a desidratação pode ser extremamente perigosa – podendo ser até fatal – é bom não descuidar da ingestão de líquidos durante o período. O ideal é ingerir pequenas quantidades várias vezes ao dia. Suco de frutas e água de coco são uma boa opção para matar a sede e repor vitaminas e minerais. “Os líquidos são importantes, quase todos. Devemos evitar aquelas substâncias sabidamente tóxicas, como o álcool, pois este contribui com a desidratação. No caso de haver a desidratação devemos preferir os líquidos isotônicos nas primeiras fases”, afirma Drª Stella. 
A reposição diária ideal deve ficar em torno de 2,5 litros, o que pode ser feito por meio da ingestão de água e outros líquidos ou mesmo na forma de alimentos – líquidos ou sólidos. Algumas frutas posuem elevador volume de água, como exemplo: melancia e abacaxi. “Caso alguém identifique em uma pessoa sinais de desidratação mais grave – sede intensa acompanhada de tonturas, náuseas, vômitos, diminuição do débito urinário ou sonolência –, deve encaminhar esta pessoa a um serviço de saúde próximo”, conclui a nutricionista.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA