Museu da Cidade do Recife lembra os 191 anos da morte de Frei Caneca

12 janeiro 2016 | Postado por casinhadacys


"Quando a nau da pátria se acha combatida por ventos embravecidos; quando, pelo furor das ondas, ela ora se sobe às nuvens, ora se submerge nos abismos; quando, levada do furor dos euripos, feita o ludíbrio dos mares, ela ameaça naufrágio e morte, todo cidadão é marinheiro(...)".  
A frase de Frei Caneca, publicada no periódico Typhis em 25 de dezembro de 1823, dois anos antes de sua morte, recepcionará, na próxima quarta-feira (13), os visitantes do Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José), onde acontece a cerimônia que lembra os 191 anos do arcabuzamento do religioso, ocorrido no mesmo local, em 13 de janeiro de 1825. 
Realizado através de uma parceria entre o Museu da Cidade do Recife e a Grande Loja Maçônica de Pernambuco, o evento cívico começa às 14h com a visitação da fortificação e da exposição "Capibaribe Meu Rio" pelos membros do Projeto Fábrica e da ONG Lar Paulo de Tarso.  

Às 15h, será exibido, no auditório, um filme sobre Frei Caneca. Às 16h, prestada homenagem, com depósito de coroa de flores no monumento do herói; acendimento da pira; releitura do pregão e da certidão da sentença de Frei Caneca; tiro de festim de canhão; toque de silêncio por corneteiro militar; descerramento de placa na murada da Praça Frei Caneca; apresentação da solicitação de colocação de estátua do religioso, de corpo inteiro, em pedra granito, as expensas da Grande Loja Maçônica de Pernambuco e do plano de soerguimeto da Praça Frei Caneca pela Loja; saudação do Grão Mestrado alusiva à data; saudação do Prefeito da Cidade do Recife; execução do Hino da Cidade do Recife. Às 16h30, haverá troca da Bandeira da Cidade do Recife e execução do Hino Nacional.  
Evento cívico pela passagem dos 191 anos do Arcabuzamento de Frei Caneca
Onde: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José)
Quando: 13 de janeiro (quarta-feira), das 14h às 17h

Informações: 3355-9540 / 9558.


Crédito da imagem: Do livro Murillo la Greca - sua arte, sua vida 1999.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA