Dicas para os pais na volta às aulas das crianças

31 janeiro 2016 | Postado por Casinha da Cys

Volta às aulas das crianças
Uma das medidas que os pais devem tomar na preparação para a volta às aulas é manter a criança consciente e ativa das etapas desse processo. Por exemplo, incluindo-a na compra do material escolar. “É preciso preparar a criança para a volta às aulas, para a saída das férias, do tempo no qual não há rotinas, horários, obrigações e compromissos”, afirma a psicóloga Valesca Victor, do CPPL. 
A profissional chama a atenção para um ponto: “É fundamental que os pais acompanhem de perto, demonstrando interesse pelo dia a dia da criança e pelas atividades da escola, de modo a favorecer e permitir que ela relate suas experiências e divida suas dificuldades, receios e incômodos”. 
Para Valesca Victor, a adaptação deve ser uma preocupação constante nos primeiros dias da volta às aulas: “Essas mudanças exigem cautela dos pais e acompanhamento sistemático”. “É fundamental que a criança possa ser acompanhada pelos pais/familiares, possibilitando que ela se sinta protegida e segura. Deve haver espaços de conversas/trocas em que ela possa narrar seu dia e assim demonstrar seus incômodos/receios, preocupações e novidades”, avalia. 
Mudança de escola – A mudança de escola lança a criança em um mundo desconhecido, sem referenciais, experiências anteriores, pessoas conhecidas a quem possa recorrer. “Os pais devem acompanhar de perto os primeiros dias, as primeiras semanas. Manter conversas constantes com os professores, se fazendo presente no ambiente escolar de forma efetiva para facilitar e favorecer esse período de adaptação”, diz a psicóloga Valesca Victor. 
“É fundamental que a criança possa conhecer a escola antes da volta às aulas e visitá-la sempre que necessário, conhecendo o trajeto que será feito, favorecendo o sentimento de pertencimento e tornando esse novo espaço não tão desconhecido”, diz Valesca Victor, do CPPL. Também é importante, sempre que possível, tratar do assunto de forma espontânea, a fim de que a criança possa expressar seus pensamentos e sentimentos em relação a essa nova experiência.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA