Criança também brinca Carnaval

29 janeiro 2016 | Postado por casinhadacys

Cuidados com a saúde no Carnaval
Uma das festividades mais lúdicas do calendário brasileiro, o Carnaval é facilmente associado à diversão, descontração e entretenimento. Um prato cheio para os pequenos foliões. “As brincadeiras, as fantasias e o bom humor geralmente dão o tom da festa. Assim, torna-se um ambiente festivo propício e de fácil interesse para as crianças”, afirma a psicóloga Rosane Nascimento, do CPPL. 
No entanto, conforme ressalta a profissional, é preciso que os pais gostem e se interessem pela festa para que os pequenos possam se integrar aos festejos. “Alguns pais têm outras tradições, afastadas desse contexto, e assim as crianças que não vivenciam possivelmente terão uma impressão e um gosto diferente das que integram e participam de alguma forma”, considera a psicóloga.  
“Feitas as ressalvas, as brincadeiras de faz de conta (de se fantasiar), a possibilidade de se experimentar em outros contextos, de se lambuzar, se molhar e interagir com o novo amplia a relação da criança consigo mesma e com o mundo ao redor”, explica Rosane. “É tempo também de fazer novas amizades, circular entre pessoas diferentes do seu contexto familiar e interagir com elas. Sem falar das novas canções, batuques e instrumentos, estimulando a musicalidade e a criatividade”, completa. 
Outro ponto importante, segundo Rosane, é que a festa seja adequada às crianças e não o contrário, sendo importante respeitar os medos e receios dos pequenos, não as expondo a multidões e sons elevados, por exemplo. “Carnaval de criança é diferente de Carnaval de adulto. Elas têm suas rotinas e necessidades, principalmente, as mais novas. Geralmente, as prévias carnavalescas e os blocos e polos de animação reservam seus espaços infantis considerando alguns desses pontos cruciais”, explica. “A sensatez dos pais em relação a que situações e momentos irá expor seu filho é a chave para um bom Carnaval, recheado de animação e muita curtição”, conclui a psicóloga Rosane Nascimento.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA