Evite queimaduras com fogos de artifício

28 dezembro 2015 | Postado por casinhadacys

As festas de fim de ano estão chegando e a presença de fogos de artifício é indispensável em muitas comemorações. Mas além de produzirem bonito espetáculo, se manuseados de forma incorreta eles são perigosos. “As queimaduras provocadas por esses artefatos podem ser bastante graves”, alerta o cirurgião plástico Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos, no Recife.
Apenas em 2014, a unidade de saúde atendeu 25 pacientes com queimaduras ocasionadas por fogos. Para evitar acidentes, dicas simples podem ser adotadas. A primeira é no momento da compra: verifique a validade e origem dos fogos e não utilize materiais de fabricação caseira. Outro fator fundamental para garantir a segurança é seguir corretamente as instruções do fabricante. Além disso, nunca aponte os fogos na direção de outras pessoas ou da rede elétrica e não permita que crianças manuseiem o produto. “Também fazemos um alerta importante sobre a ingestão de bebidas alcoólicas. Com a perda dos reflexos, o risco de acidentes aumenta. Portanto, é prudente que a pessoa que irá manusear os fogos durante as festas não tenha bebido”, reforça o cirurgião.

Em caso de queimadura:
- Se houver chamas nas roupas ou cabelos, role a vítima no chão ou utilizar um cobertor para apagar o fogo;
- Lave o ferimento em água corrente, mas não utilize sabão;
- Não coloque gelo, pois isso queima ainda mais a pele e piora o ferimento;
- Não utilize manteiga, pomadas ou outras substâncias;
- Evite tocar a área queimada;
- Procure atendimento médico.

Este ano, o SOS Queimaduras e Feridas completou 40 anos. O serviço referência oferecido inicialmente pelo Hospital São Marcos foi estendido aos demais Hospitais da Rede D’Or São Luiz em Pernambuco – Esperança Recife e Esperança Olinda. Pioneiro, o serviço foi o primeiro implantado em hospital privado em todo Norte e Nordeste. A equipe realiza cerca de mil e quinhentos atendimentos por ano.


Texto informativo – Brava Comunicação



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA