De Íris ao Arco-Íris na CAIXA Cultural Recife

15 dezembro 2015 | Postado por casinhadacys

A CAIXA Cultural Recife apresenta o projeto Caixa de Cores: De Íris ao arco-íris, acessível a pessoas com deficiência auditiva, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2015. Serão realizadas quatro apresentações do espetáculo infanto-juvenil pernambucano De Íris ao arco-íris, sempre às 16h e 18h30, e também a oficina Brincando com sombras, no dia 18 de dezembro, das 9h às 12h. A peça é inspirada em conto de fadas e tem classificação etária mínima sugerida de 4 anos. Com direção de Jorge de Paula, a montagem De Íris ao Arco-Íris foi desenvolvida para que crianças surdas também possam usufruir do espetáculo teatral. Sem falas, a peça lança mão dos recursos do teatro de sombras — projeções de sombras em telas obtidas pela incidência de luz sobre silhuetas e a técnica de teatro de objetos e bonecos. Ao término das sessões, será realizado um bate-papo entre a equipe artística e a platéia, contando com a presença de 01 intérprete de LIBRAS. 

CAIXA Cultural Recife
Com direção de Jorge de Paula, a montagem De Íris ao Arco-Íris foi desenvolvida para que crianças surdas também possam usufruir do espetáculo teatral. Sem falas, a peça lança mão dos recursos do teatro de sombras — projeções de sombras em telas obtidas pela incidência de luz sobre silhuetas e a técnica de teatro de objetos e bonecos. Ao término das sessões, será realizado um bate-papo entre a equipe artística e a platéia, contando com a presença de 01 intérprete de LIBRAS. No enredo, a história de Íris, uma lagarta curiosa que se transforma numa borboleta de cores exuberantes e que irá enfrentar inúmeros desafios, entre eles a questão da morte, pouco debatida em espetáculos para crianças. Por não se submeter aos caprichos de um truculento soberano, Íris é expulsa do jardim. Mesmo assim, ela não desistirá de chegar ao reino que tanto deseja. O elenco é formado pelas atrizes Lucélia Albuquerque, Iara Campos e Andrea Veruska, além do próprio Jorge.
A pergunta “Por que o arco-íris aparece quando chove?” do professor, ator e encenador pernambucano Marco Camarotti (1947-2004) serviu de ponto de partida para que ator e diretor Jorge de Paula escrevesse o conto de fadas “De Íris ao arco-íris”, texto que serviu de base para o espetáculo de mesmo nome.

Oficina Brincando com Sombras
Ministrada pelos arte-educadores Andrea Veruska e Jorge de Paula, tem como proposta introduzir os participantes nas técnicas do teatro de sombras, passando pela origem da técnica até a sua vivência, estimulando a percepção criativa e lúdica do jogo de luz e sombra. A oficina acontece das 9h às 12h do dia 18 de dezembro. São 20 vagas para público a partir dos 14 anos.
As inscrições podem ser feitas pelo email: gentearteirape@caixa.gov.br, informando Nome e idade.
Realizadores - O espetáculo De Íris ao arco-Íris é uma ação coletiva que dá voz à
inquietação artística e pessoal de jovens criadores, graduados em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que motivados pelo interesse em investigar o Teatro para Infância e Juventude e o Teatro de Formas Animadas, se juntaram a fim de pesquisar estas linguagens e construir uma encenação que tem como público alvo crianças surdas.

FICHA TÉCNICA 
Texto dramático: Criação coletiva a partir da obra De Íris ao Arco-íris, de Jorge de Paula
Encenação: Jorge de Paula
Elenco: Andréa Veruska, Iara Campos, Jorge de Paula e Lucélia Albuquerque
Design de luz: Eron Villar
Operação de luz: Eron Villar e Dado Sodi
Criação de silhuetas e programação visual: Luciano Félix
Cenografia e indumentária: Marcondes Lima
Confecção de bonecos e adereços: Henrique Celibi
Trilha sonora original e execução: Júlio Morais
Técnicos de palco: Kátia Virgínia e Gustavo Teixeira
Registro fotográfico: Zé Barbosa
Arte-educadores (oficina): Andréa Veruska e Jorge de Paula
Tradutor: Heber Costa
Direção de produção e administração: Karla Martins (Decanter Articulações Culturais)
Produção executiva e elaboração de projeto: Andréa Veruska, Jorge de Paula e Karla Martins
Proponente: Phaelante & Phaelante Ltda. 

Projeto Caixa de Cores: De Íris ao Arco-Íris
Local: CAIXA Cultural Recife, Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo. – 3425-1900/1915.
Data: 18 e 19 de dezembro de 2015
Horário: 16h e 18h30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) com vendas a partir das 10h do dia 17 de dezembro.
Classificação sugerida mínima: 4 anos de idade
Duração: 50 minutos.



Imagens: Divulgação

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA