Atividades para estimular a criatividade das crianças

22 dezembro 2015 | Postado por casinhadacys

A criatividade é uma das qualidades mais valorizadas nos dias de hoje, seja no ambiente de trabalho ou no âmbito social. Mas, para crescer com tal habilidade é importante saber desenvolvê-la desde a infância. Nos recém-nascidos, a criatividade pode ser estimulada através de sons, imagens e movimento. E, a cada nova idade as possibilidades aumentam com o auxílio de brincadeiras e atividades diversas. Sabendo disso, Adriana e Mariana Perylo, irmãs à frente da Perylampo, selecionaram algumas dicas que podem ajudar a desenvolver a criatividade das crianças tanto no dia a dia, quanto em ocasiões especiais, como em festas infantis, por exemplo.
Confira as dicas para estimular a garotada

Livros
Ler um livro é sempre muito bom para qualquer idade porque estimula a imaginação. Além disso, a partir da leitura, a criança também desenvolve a habilidade de contar, inventar e escrever novas histórias. 









Atividades artísticas
Estimular a criança a brincar com arte é uma boa alternativa. Tenha à disposição em casa folhas de papel em branco e materiais de desenho, como lápis de cor, de cera, caneta e tinta. A dica é deixar a criança experimentar e criar novas figuras ao invés de insistir que ela faça um desenho pré-determinado para deixar livre a imaginação. Essa sugestão também pode ser usada para as festas de aniversário. É só separar um tempinho para que os pequenos possam desenhar e depois expor a arte para todos. É divertido e incentiva a interação entre eles. 

Brinquedos
Alguns brinquedos ativam o sistema de busca das crianças e abrem as portas para a imaginação permitindo que elas desenvolvam uma ideia livremente. Como exemplo, podemos citar quebra-cabeça, blocos de montar, brinquedos que imitam o mundo dos adultos, como kits de médico ou construção, carrinhos, panelinhas etc; brinquedos interativos e musicais. 

Faz de conta
A famosa brincadeira de “faz de conta” também é muito importante. Afinal, com ela é possível imaginar novos mundos, novos objetos e, consequentemente, novas aventuras. Uma opção é brincar de cabaninha. Bastam alguns lençóis, cadeiras, brinquedos e pronto. A diversão está garantida. 




Sair da rotina
Fazer sempre as mesmas atividades pode deixar o cérebro preguiçoso. Sair de casa e ir a lugares diferentes como zoológico, uma praça, um circo, ou até mesmo brincar no quintal faz a diferença. Nesses locais começam a “acontecer” coisas que estimulam o desenvolvimento de ideias criativas. 

Brincar com outras crianças
Ficar em contato com outras crianças é muito indicado, independente da idade, porque proporciona a troca de conhecimento, brincadeiras e ideias.














Imagens: Reprodução internet.
Crédito do texto: Manu Ferreira.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA