As vantagens da colônia de férias para o desenvolvimento infantil

25 dezembro 2015 | Postado por casinhadacys

Além de lúdicos e agradáveis, espaços estimulam enriquecimento intelectual, sensorial e motor das crianças.  As colônias de férias são uma opção para pais que nem sempre estão com a mesma disponibilidade para se ocupar com os filhos – sobretudo, por estarem trabalhando no período em que as crianças estão de férias escolares. “As colônias, muitas vezes, suprem a carência de companhia e ocupações para as crianças nas férias. E para os pais, elas estão ‘ocupadas’ e estimuladas’”, afirma a psicóloga Rosane Nascimento, do CPPL. 
Para Rosane, as colônias de férias são fundamentais no sentido de dar conta de uma demanda dos pais de manter um enriquecimento intelectual, sensorial e motor dos filhos. “E as crianças acabam aproveitando bastante de um espaço que é geralmente bastante lúdico e agradável e ainda propicia o encontro com outras crianças e a possibilidade de circular em ambientes diferentes, ampliando a rede de socialização”, completa a psicóloga. 
colônia de férias para o desenvolvimento infantil
A psicóloga explica que, por oferecerem uma série de atividades lúdicas estruturadas, as colônias de férias mantêm a estimulação do pensar das crianças, incentivando um pensar reflexivo e ensinando habilidades mais específicas. Além da possibilidade de circulação com outras crianças, permitindo o desenvolvimento social. “Uma criança em um ambiente de estimulação sempre terá novas aquisições e irá agregar novas habilidades ou, no mínimo, fará novos amigos”, explica Rosane Nascimento. 
A profissional dá uma recomendação aos pais que estão planejando enviar os filhos para uma colônia de férias: “As regras de convivência devem ser estendidas, quer seja de casa ou da escola, para qualquer outro espaço em que a criança venha a fazer parte”, diz. “A participação em um espaço novo traz a princípio um desafio instigante para a criança, mas também desafiador no sentido de certa experimentação das aquisições e aprendizados realizados anteriormente, fazendo certo teste de realidade para a criança”, completa. 
“Independente de ser um espaço mais formalizado ou na casa de amigos e vizinhos; do tempo de duração ou da expansão de atividades realizadas; é importante lançar a criança em novos desafios, mas sempre respeitando os interesses dela”, finaliza a psicóloga Rosane Nascimento, do CPPL.




Texto: Brava Comunicação. 
Imagens: Internet/Reprodução.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA