Informações sobre Osteoporose

03 novembro 2015 | Postado por casinhadacys

De acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), a osteoporose afeta mais de dez milhões de pessoas no país. É uma doença metabólica que ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente ou quando o material antigo é reabsorvido pelo organismo. Como não há essa renovação, os ossos se tornam frágeis, aumentando o risco de fraturas. “Esse é o grande perigo da osteoporose, pois as fraturas prejudicam bastante a qualidade de vida e podem, inclusive, incapacitar algum movimento”, explica Andréa Figuerêdo, geriatra do Hospital Esperança Olinda.  
A osteoporose atinge mais mulheres que homens, fato atribuído às perdas significativas de cálcio e vitaminas durante a menopausa. Mas além da menopausa e do processo natural de envelhecimento – que respondem por cerca de 80% dos casos de osteoporose – há outros fatores de risco: dieta pobre em cálcio e vitamina D (fundamental para a manutenção do tecido ósseo), fumo, álcool, hereditariedade, sedentarismo e deficiência hormonal. 
Por ser uma doença que raramente apresenta sintomas, a osteoporose geralmente só é identificada quando ocorrem fraturas. Como prevenção, é indicada a realização da densitometria óssea, que avalia a densidade mineral dos ossos e pode identificar a osteoporose. O exame é recomendado para mulheres a partir dos 65 anos e homens a partir dos 70 anos. 
Osteoporose
No entanto, a prevenção deve começar ainda na infância, com a adoção de hábitos saudáveis. Alimentação rica em cálcio e vitamina D e prática regular de exercícios físicos são fundamentais. A dieta deve apresentar boas quantidades de leite e derivados, sardinha, salmão, soja, vegetais – sobretudo os de cor verde, nozes e castanhas. E sobre exercícios físicos, a geriatra faz um alerta: eles também são importantes para os pacientes diagnosticados com osteoporose. “Dentre outros benefícios, os exercícios físicos melhoram a postura e o desenvolvimento motor e isso também pode prevenir quedas e consequentes fraturas”, diz Andréa Figuerêdo.    




Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA