Festa Literária Internacional de Pernambuco - Fliporto 2015

12 novembro 2015 | Postado por Casinha da Cys

#fliporto
Acontece  de 12 a 15 de novembro  a 11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco. Serão quatro  dias de festa dedicados à Literatura na cidade histórica de Olinda. A Fliporto permanece uniforme na sua essência e no seu hábito de diferenciar-se e amadurecer diante de tantas vivências. Amplia o seu pertencimento à cidade que a acolhe com a qualidade que seu público exige e merece. A Festa Literária Internacional de Pernambuco continuará com toda a sua programação gratuita reforçando a sua proposta de ser um evento democrático e acessível a toda população. Um dos espaços mais concorridos é o Congresso Literário, que acontece, assim como todo evento, no Complexo Educacional São Bento, localizado no coração de Olinda, no Sítio Histórico. 
Fliporto 2015
Congresso Literário
O maior poeta da língua portuguesa, alguns dos seus melhores intérpretes e os leitores apaixonados têm um encontro marcado em Olinda na Fliporto 2015.
A Festa começa por presentear aos brasileiros algo inédito e exclusivo. Tão especial como aqueles momentos que ocorrem uma vez na vida e nunca mais são esquecidos: uma conversa com Manuela Nogueira, a escritora e sobrinha de Fernando Pessoa.
São muitas as razões neste ano para não perder a Fliporto. Como a conversa com o escritor português de maior sucesso na atualidade – Miguel Sousa Tavares – e o brasileiro Mario Prata. O debate do grande compositor e cantor Sérgio Godinho com o tradutor e romancista Ioram Melcer.
Tem também Eric Nepomuceno com Luize Valente; Paulo José Miranda (1º. Prêmio José Saramago) com Alfredo Antunes. Também a sessão exclusiva com o espanhol Javier Cercas, que faz na Fliporto o lançamento nacional do seu mais novo livro.
E ainda mais: uma “aula” sobre tradução, com Richard Zenith e Arnaldo Saraiva; e outra exclusividade: o lançamento internacional da novela gráfica A vida oculta de Fernando Pessoa, de André Morgado e Alexandre Leoni. 
O encerramento, com chave de ouro, pelo professor Pasquale Cipro Neto: uma conversa para todos os públicos sobre todas as línguas portuguesas. 
Confira a programação e o roteiro da Fliporto 2015 acessando AQUI.

Fliporto 2015
 A Fliporto também conta com programação inteira pensada para crianças e adolescentes. Em 2015, a Fliporto Galera e Galerinha contarão com a coordenação literária da escritora Mariane Bigio.

Confira a programação Fliporto Galerinha 
 
SEXTA-FEIRA, 13/11/15
10h – Oficina de Máscaras Africanas
Mediação: Katarina Barbosa (Arte-educadora – Garanhuns-PE)
Descrição: Criação de protótipos de máscaras da cultura africana feitos com base de reuso de papelão e tinta, aproveitando o mote do mês da consciência negra.
11h – Apresentação “Parceiros da Energia” da CELPE
14h – Contação de Histórias –  Espetáculo “Luanda, Ruanda”
Projeto do Coletivo TEAR (Garanhuns-PE)
Descrição: Espetáculo de contação de histórias africanas.

SÁBADO, 14/11/15
10h às 12h30 – Bom dia, Galerinha!
“Esse Mar Tá Pra Peixe” – Cia. Agora Eu Era (PE)
“Pequenas Histórias de Cantar” – Cristiano Gouveia (SP)
“Histórias Fantásticas da Literatura de Cordel” – Susana Morais e Tio Diego (PE)
14h – Apresentação “Parceiros da Energia” da CELPE
14h30 – Lançamento do Livro Carvão, um gato diferente, de Márcio Renné (Editora Bagaço)
Vencedor do Prêmio Elita Ferreira da Academia Pernambucana de Letras – 2014
15h às 17h –  Vivência de Literatura de Cordel para Crianças
Mediação: Susana Morais (Cordelista – Recife-PE)
Descrição: Sensibilização com relação ao gênero da poesia popular e à rima, atividade com xilogravuras e criação de pequenas estrofes poéticas.

DOMINGO, 15/11/15
10h – Banda Cordelândia
11h – Apresentação “Parceiros da Energia” da CELPE
11h30 – Encontro de autores mirins
Frederico (10 anos)
Isadora Fernandes (8 anos)
Marina Cavalcante (7 anos)
Válter José Nascimento Lira (6 anos)
14h – Lançamento do Livro A Viagem de Marino
Com Paulo André Viana e Cia. (PE)
15h às 17h – Oficina de Azulejos Portugueses para crianças
Mediação: Emerson Pontes (Arte-educador – PE)
Descrição: História dos azulejos, exemplos de estampas, locais onde são encontrados em Recife e Olinda. Culminância com a criação de peças com base de papel e tinta, numa releitura aos azulejos portugueses tradicionais.

Para participar das oficinas você pode fazer inscrição acessando AQUI


Confira como foi nossa aventura na Fliporto em 2014 







0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA