Teatro para bebês na CAIXA Cultural Recife

04 outubro 2015 | Postado por casinhadacys

A CAIXA Cultural Recife apresenta de 8 a 10 e de 15 a 17 de outubro o espetáculo de Teatro de Objetos Café Frágil, da cia espanhola La Casa Incierta - um dos principais nomes no gênero teatro para bebês. A montagem foi produzida e adaptada especificamente para o público de zero a quatro anos, que raramente é alvo de projetos culturais. O projeto contempla ainda uma palestra, que acontecerá no dia 16, às 14h30, e duas oficinas, nas manhãs dos sábados 10 e 17.
O espetáculo Café Frágil busca traduzir a poesia do momento delicado do café da manhã, como expressão cultural, mitológica, filosófica e antropológica. O roteiro se dá em meio a uma instalação de objetos, esculturas e pinturas, que dão forma a nove maletas, cada uma com um café da manhã diverso. O momento é o rito do café da manhã, um primeiro encontro com nossa origens. Num espaço em forma de caracol, uma misteriosa mulher, a atriz brasiliense Clarice Cardell, apresenta ao público as diversas malas.
Para os bebês será uma oportunidade de viver uma experiência diferente e rara, de se envolver em sensações e emoções novas, de entender através do Teatro outros aspectos do mundo e da vida. “O primeiro olhar do bebê é a vanguarda de uma civilização, um olhar sagrado e único, festa das essências e das origens”, comenta a atriz. Ela explica que o teatro para bebês pode ser muito mais potente, arriscado, inovador e contemporâneo do que aquele concebido para o público adulto. “Ele não tem porque ser convencional ou contra-convencional, é livre de memórias”, explica.

La Casa Incierta 
Criado em 2001 pelo escritor Carlos Laredo e pela atriz Clarice Cardel, a companhia de teatro hispano-brasileira é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância na programação, criação e divulgação do que se conhece como Teatro para bebês. Com uma linguagem poética pretende estar à altura das capacidades infinitas com que nascem os seres humanos. Café Frágil estreou em 2011 no Piccolo Teatro de Milano e já foi apresentado mais de 170 vezes em festivais e programações internacionais de festivais de teatro de bonecos de animação mundo afora.
Oficinas: O projeto Café Frágil inclui a oficina Brincando com o Invisível, que trabalha a criatividade e o jogo cênico, sendo voltada a educadores que desejam compartilhar com crianças de 1 a 5 anos de idade um momento de encontro. O objetivo da oficina é abrir um parêntesis na rotina para um tempo diferente dos que marcam os relógios, uma vez que muitos momentos de criatividade e descobrimento do bebê podem passar despercebidos aos olhos do adulto. A oficina também trabalha a presença e não presença do brinquedo na vida da criança, a importância dos espaços e uma atividade sobre os papéis do adulto e do bebê na relação diária. São duas turmas, com 15 vagas cada: a primeira será no dia 10 e a segunda no dia 17, ambas das 11h às 12h.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail:
gentearteirape@gmail.com.
É importante informar contato do adulto e a idade da criança.

Palestra
O grupo La Casa Incierta fará a palestra A arte na Primeira Infância, às
14h30 do dia 16/10. A conversa é voltada a adultos que queiram conhecer melhor o universo criativo dos bebês e, assim, poder estimular a criatividade na primeira infância. A entrada é  gratuita e as senhas serão distribuídas a partir da 13h30.

Café Frágil
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife, PE.
Data: 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de outubro de 2015
Horário: quintas e sextas (8, 9, 15 e 16) às 17h. Sábados 10 e 17 em duas sessões: às 16h e 18h.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Informações: (81) 3425-1900 / 3425-1915
Oficinas: sábados 10 e 17, às 11h. Entrada gratuita mediante inscrições pelo gentearteirape@gmail.com
Palestra: dia 16/10, às 14h30. Entrada gratuita com distribuição de senhas a partir das 13h30.



Imagem: Divulgação/CAIXA Cultural Recife.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA