Indicações de livros que ensinam crianças a cuidar do Meio Ambiente

28 novembro 2015 | Postado por Casinha da Cys


Procurando dicas para fazer um trabalho da escola da minha filha encontrei um texto bem legal com indicação de livros para crianças que abordam os cuidados com o nosso Planeta. 
Que tal presentear os pequenos com histórias de respeito e zelo pelo meio ambiente? É uma lição que elas levarão para o resto da vida. Crianças conscientes tornam-se adultos transformadores. Confira algumas sugestões de leitura.
 1. O Menino do Dedo Verde
Sinopse: O Menino do Dedo verde conta a história de Tistu, uma criança diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. Trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania.
Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio 

2. Ciclotilde - A História de Nascimento de uma Bicicleta
Sinopse: Este é o primeiro volume das Aventuras de Ciclotilde, uma proposta de educação reflexiva e criativa destinada a crianças de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Viagens e passeios diversos contados em divertidas histórias que estimulam o gosto pela leitura, a curiosidade e o desejo de novas descobertas, levando a criança a se organizar e se posicionar no espaço, a dialogar e descobrir o mundo. Neste primeiro volume vemos nascer uma deliciosa amizade.
Autor: Ana Cristina Mender Perfetti e Rafael Markhez
Editora: Scortecci Editora

3. A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos
Sinopse: O livro de autoria da jornalista e escritora Miriam Leitão conta a história de uma rebelião iniciada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam. Uma fábula ecológica cativante para leitores de todas as idades.
Autor: Miriam Leitão
Ilustração: Rubens Matuck
Editora: Rocco

4. A Árvore Generosa
Sinopse: 'A árvore generosa' conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. 'Estou grande demais para brincar', diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar 'muitas coisas'. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, é chamado de menino pela árvore. 
Autor: Shel Silverstein (com tradução de Fernando Sabino)
Editora: Cosac Naify

5. A Última Gota
Sinopse: Tempos de crise hídrica são oportunidade de mostrar às crianças o valor de se preservar o líquido mais precioso do Planeta. E o livro infantil A Última Gota pode ajudar. Ele conta a história de Kika, que depois de uma aula na escola fica preocupada com a falta d´água no planeta. Mestre Li a aconselhou a ler a história de Chuvisca, a última gota, que fugia dos exércitos clonadores. Em seu caminho, a gotinha se deparava com muitas cenas de escassez e desperdício. Mas nunca perdeu a esperança de encontrar soluções para o problema. E você, está fazendo alguma coisa para que esse precioso líquido nunca falte?
Autor: Diego, J.L.
Editora: Scipione


6. Será que eu compro
Sinopse: Seus filhos costumam pedir para você comprar tudo o que ele vê pela frente? Este livo, da jornalista Rosana Jatobá, pode ajudar a mudar esse jogo. Nele, os protagonistas Lara e Benjamin são apresentados a outras formas de consumo prazeroso, como uma feira de trocas, onde o uso do dinheiro é proibido. Eles aprendem a reutilizar e fazer novos usos de brinquedos, roupas e outros materiais de forma que passam a pensar duas vezes antes de comprar o que quer que seja, influenciando também seus pais. Aprendem a fazer novos amigos e a reutilizar livros em sua escola.
Autor: Rosana Jatobá
Editora: Plano B Editorial

7. Ensinando a criança a amar a natureza
Sinopse: As experiências que nasceram de uma formação no movimento escoteiro deram origem a um método em que o engajamento na preservação do meio ambiente é antes uma experiência de desafio, prazer, alegria e trabalho com o que as crianças gostam de fazer - brincar e usar a fantasia. Este é um livro indicado para pais, professores, educadores de Organizações sociais, chefes escoteiros, líderes religiosos e educadores voluntários.
Autor: Walter Dohme e Vania Dohme
Editora: Vozes

8. Criança da Amazônia
Sinopse: Rodrigo tem pai seringueiro. Tonho mora numa casa que mais parece uma garça com as pernas dentro do rio. Francisco vive em Marajó. Joana é neta de quilombola. Bento adora visitar a tia em Parintins e assistir à Festa do Boi-Bumbá. Kiniriê é indígena. Essas são algumas das crianças da Amazônia. O livro ensina brincadeiras e histórias dessa criançada esperta do Norte do país.
Autor: Mauricio Veneza
Editora: Mundo Mirim

9. Seis razões para diminuir o lixo no mundo
Sinopse: Escrito em linguagem poética extremamente lúdica, o jovem leitor descobre a origem da palavra lixo e seus diferentes tipos - a história do lixo na Pré-História, na Mesopotâmia, na Roma Antiga, na Idade Média - a criação do primeiro depósito de lixo do mundo - os primeiros serviços de coleta - as transformações surgidas com a Revolução Industrial, o surgimento das primeiras incineradoras - os 3Rs - reduzir, reutilizar e reciclar - na prática - a exploração de recursos naturais, o consumo de energia, a poluição do solo, da água e do ar, os aterros sanitários, o desperdício de produtos reutilizáveis e alimentos, os gastos com a limpeza urbana, a geração de emprego e renda pela comercialização dos produtos recicláveis. 
Autor: Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei. 
Ilustrações de Vera Andrade.
Editora: Escrituras

10. Bichos do Mar
Sinopse: Esta obra convida o leitor para uma aventura - tomar fôlego, mergulhar na imensidão do oceano e se deparar com informações sobre os mais diferentes tipos de animais marinhos - fósseis, peixes, répteis, mamíferos e aves. O livro traz dados como - as orcas são vorazes predadoras que se alimentam de uma infinidade de organismos, como focas, peixes, aves, tartarugas, e até de grandes baleias quando caçam em grupo. Possuem a característica coloração preta e branca e uma proeminente nadadeira dorsal, que nos machos é ainda maior e afiada. Apesar da fama de baleia assassina, não é uma coisa nem outra. Na verdade, as orcas são golfinhos e só atacam para se alimentar. A cada página o leitor poderá encontrar ilustrações.
Autor: Estefane Cardinot Reis 
Ilustrações de Mauricio Negro
Editora: Gaia Editora





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA