Fernando de Noronha receberá bicicletas e estações para uso de moradores e turistas

21 outubro 2015 | Postado por Casinha da Cys

Fernando de Noronha
A Ilha de Fernando de Noronha vai receber 105 bicicletas para o uso gratuito de moradores e turistas, durante 24h, nos sete dias de semana. O anúncio foi feito pelo Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, durante evento no arquipélago. As primeiras dez foram entregues por Carreras e o administrador do Arquipélago, Luiz Eduardo, na últimasegunda-feira (21), assim como as duas primeiras estações, na Praça Flamboyant e na Vila do 30. Até o final do ano, todas as bicicletas já estarão em funcionamento, assim como as oito estações e as 12 de apoio (paraciclos). Todos os equipamentos foram doação do Banco Itaú.  A intenção da secretaria é fazer um mês de projeto piloto com as duas estações e as 10 bicicletas. Após este período, todo o sistema estará pronto a entrar em atividade, sem a preocupação com possíveis falhas. No total serão 90 bicicletas para adultos, dez para crianças, duas para deficientes visuais e três para deficientes físicos. 

“Realizamos uma pesquisa na Ilha e 80% dos entrevistados responderam que utilizariam bicicletas como principal meio de transporte. Isso é um pouco lógico, pois quando você anda de bicicleta tem a oportunidade de conhecer melhor os locais e chegar onde os carros não chegam. Queremos transformar Noronha em um exemplo de transporte sustentável e promover uma melhor qualidade de vida para os moradores e visitantes”, comentou Carreras. 
As bicicletas estarão acessíveis durante todo o dia, sem trava e com estações próximas dos moradores e das pousadas. Todas elas serão novas e terão um design específico, que garanta conforto ao ciclista, com pneus apropriados para utilização em meio urbano e terrenos acidentados, específicos do Arquipélago. As bicicletas serão resistentes à maresia e a impactos. 
Para quem quiser conhecer Noronha de bicicleta, a secretaria vai promover a sinalização das principais rotas que podem ser feitas em cima das duas rodas, serão as bicitrilhas. A BR e as principais vias e cruzamentos também serão contempladas com placas de sinalização para alertar os motoristas sobre a presença de ciclistas nos locais. 
Para uma boa convivência entre carros, pedestres e ciclistas, já estão sendo distribuídas, no aeroporto de Noronha, cartilhas informativas para ciclistas e motoristas de ônibus, carros e táxis. O material traz conteúdos como leis de trânsito e informações de segurança e mapa das estações e bicitrilhas em dois idiomas, português e inglês. 
Com a finalidade de conscientizar a população local, a secretaria, por meio do Pedala PE, promoverá, entre os dias quatro e seis de novembro, capacitações para motorista de ônibus, táxis e receptivos (motoristas oficiais) quanto à boa convivência com os ciclistas. Também serão realizadas, no decorrer de 2016, capacitações para os estudantes do Arquipélago. As capacitações serão ministradas por instrutores professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por professores de Fisioterapia (que desenvolve um projeto de extensão: Práticas de Educação no Trânsito Valorizando a Bicicleta como Modal de Transporte), com extensão na Educação para bicicleta. 
“Nosso foco, neste momento, é promover a educação e a conscientização das pessoas que passarão a contar com uma nova realidade, que serão as bicicletas, pois além das 105 unidades que ficarão nas estações, ainda serão distribuídas bikes para todos os moradores de Fernando de Noronha. Vamos mostrar que podemos tornar a mobilidade da Ilha ainda mais sustentável”, finalizou Carreras, lembrando que todos os ilhéus serão contemplados com bicicletas novas e no mesmo padrão das que estarão nas estações. 
A primeira entrega será em dezembro, para os estudantes da Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha. Em janeiro serão mais 500 unidades sorteadas entre os inscritos. No total serão cerca de 3,5 mil bicicletas entregues nos próximos meses.



Crédito das imagens:  Iaponã
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA