Acompanhamento do pediatra da infância à adolescência

09 outubro 2015 | Postado por Casinha da Cys

Até que idade devo levar meu filho ao pediatra? Essa é uma pergunta mais frequente que se imagina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o recomendado é até os 19 anos. “O pediatra acompanha a criança desde antes do nascimento, durante a consulta do pré-natal. O profissional conhece a rotina da criança, as doenças que apresentou e está preparado para acompanhar o seu desenvolvimento, até a adolescência”, diz o chefe da Pediatria do Hospital Esperança Recife, Fernando Oliveira.  
Durante a gestação, por volta da 32ª semana, é indicado que ocorra a primeira consulta com o pediatra. Ele poderá orientar a futura mãe sobre os cuidados com o bebê, como a alimentação – com destaque para o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. O médico também acompanha o bebê ainda na maternidade, quando verifica a realização dos testes do pezinho, da orelhinha, do olhinho e de outros procedimentos fundamentais, o que inclui as primeiras vacinas. Já a primeira ida ao consultório deve ocorrer até o sétimo dia de vida do bebê. É nesse momento que o médico realiza o primeiro exame físico, avaliando medidas como peso, comprimento, circunferência cefálica, torácica e abdominal.
Após esse período, as consultas devem ocorrer uma vez por mês, até o primeiro ano. Essa fase regular de consultas é chamada de puericultura. Nela, é avaliado o desenvolvimento da criança, podendo ser identificados quaisquer distúrbios de crescimento ou alimentar, por exemplo. Também é importante para a realização de exames periódicos e o acompanhamento do calendário de vacinação.
Com o passar do tempo, as consultas podem ser bimestrais ou trimestrais até que a criança complete quatro anos. A partir dessa idade, ela pode se tornar anual, até os 19 anos. Vale salientar que essas são as recomendações para o acompanhamento de uma criança saudável e que o médico pode avaliar caso haja necessidade de aumentar a frequência das consultas. “A criança não deve ser levada ao consultório apenas quando está doente. É importante que os pais sigam esse calendário, pois é fundamental para acompanhar o desenvolvimento da criança e identificar e tratar possíveis doenças – como as respiratórias, por exemplo, tão comuns nos pequenos. E sim, as consultas rotineiras são importantes até quando as crianças são mais crescidas, pois a relação de confiança que se estabelece entre médico e paciente é fundamental para acompanhar as mudanças da maturidade”, salienta o pediatra.




Texto informativo Brava Comunicação.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA