Abertas as inscrições para debates sobre poesia popular em Recife

26 outubro 2015 | Postado por casinhadacys

Começa esta semana o ciclo de debates sobre poesia popular, Papo de Mestre. Com mediação do poeta e cantador Adiel Luna, os encontros irão trazer mestres pernambucanos para compartilhar seus saberes, cada dia sobre um tema. As primeiras rodadas serão nesta sexta-feira (30), sobre as variantes poéticas do Maracatu de Baque Solto, e no sábado (31), sobre Cantoria de Viola. Os encontros acontecerão sempre às 15h, no teatro da Caixa Cultural, no Bairro do Recife, e os interessados em participar do Papo de Mestre podem inscrever-se preenchendo este formulário http://goo.gl/forms/dsYKI1TMeQ. Todas as atividades são gratuitas e são disponibilizadas 80 vagas por dia. 
A poesia, suas variantes, suas semelhanças, o processo criativo, causos, antigos mestres, a nova geração, a apropriação do fazer, o repasse, a oralidade, a auto estima e outros temas relacionados serão abordados entre os poetas. Ora conversando, ora versando para exemplificar a teoria. Depois da conversa, serão abertas perguntas à plateia e o bate-papo se encerra com o mais instigante da literatura recitada, com desafios entre os mestres e participação de seus grupos.
Para versar a respeito das semelhanças e variantes poéticas do Maracatu de Baque Solto, nesta sexta-feira (30), foram convidados João Paulo, mestre do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, e Bio Caboclo, natural de Glória do Goitá e com mais de 30 anos de poesia popular. Ao final, haverá desafio entre os mestres e participação do terno do Maracatu Cambindinha de Lagoa de Itaenga.
Já o Papo de Mestre sobre Cantoria de Viola, que será realizado no sábado (31), terá Edmilson Ferreira, repentista há 25 anos, e Zé Galdino, repentista e mestre de maracatu da Mata Norte. Após o debate, a plateia poderá admirar os mestres em ação, em um improviso poético entre os palestrantes.
Realizada pela Ça Va Produções, com apoio do Funcultura, o Papo de Mestre promoverá cinco debates. A programação do Papo de Mestre continua nos dias 6, 7 e 8 de novembro, com debates sobre Coco de Roda, com Zé Teté e Rouxinol Pereira; Ciranda, com João Limoeiro e João da Guabiraba; e Aboio e Toadas de Gado, com Cícero Mendes e Chico Justino. 
Difusão e formação
Os encontros do Papo de Mestre não se encerram na sua realização. Os cinco debates serão registrados, editados e transformados em micro programas para exibição gratuita na internet e na TV, possibilitando o acesso da população às modalidades de poesia tradicional pernambucana e valorizando o trabalho dos mestres. A previsão é de que os produtos audiovisuais sejam lançados no primeiro semestre de 2016.
Adiel Luna - Nascido e crescido na Mata Norte de Pernambuco, Adiel Luna vive na capital há cerca de 10 anos. Destaque da nova geração de artistas, possui uma relação muito íntima com os terreiros das tradições populares, onde cresceu.  O trabalho de Adiel Luna não é o resultado de uma pesquisa cultural, mas a expressão natural e genuína de quem vive a brincadeira tradicional. Não é o produto de um resgate, mas o retrato de quem nasceu e se criou no ambiente da cultura popular e de quem mantém um diálogo constante e respeitoso com os mestres e com os terreiros.
Confira a programação do Papo de Mestre desta semana:
O Papo de Mestre acontece sempre às 15h, no teatro da Caixa Cultural, no Bairro do Recife
 
30 de outubro, sexta-feira
Tema: Maracatu de Baque Solto
Palestrantes:
Bio Caboclo
Sua vocação para repentista apareceu na infância, estimulado pelo pai Zé Caboclo, que o levava nos eventos culturais promovidos em casas de amigos, onde cantava folhetos e versos de coco de roda. Aos 18 anos, Bio iniciou sua carreira artística como violeiro, herdando do pai o dom e o apelido 'Caboclo'. Logo depois, também nesta idade, foi convidado a ser mestre de maracatu e a cantar coco no São João de Lagoa de Itaenga. Bio Caboclo é conhecido como uma lenda viva da Cultura de Pernambuco e domina como ninguém essas três artes poéticas (viola, baque solto e coco de engenho). Nasceu em 1959, em Glória do Goitá/PE.
João Paulo
João Manoel dos santos é também conhecido por João Paulo, o Papa do Maracatu. Aos 65 anos de idade, e 30 de mestre, é dos poucos mestres da antiga na ativa. Com cerca de 70 sambadas em sua carreira, iniciou sua carreira no Boi de Didi, em Lagoa do Ramos, sendo convidado para cantar no Leão Formoso de Nazaré, segundo maracatu mais antigo da cidade. Em 1990 criou seu próprio maracatu, o Leão Misterioso, de Nazaré da Mata, no qual continua atuando como mestre.
*Participação do terno do Maracatu Cambindinha de Lagoa de Itaenga 
31 de outubro, sábado
Tema: Cantoria de viola
Palestrantes:
Edmilson Ferreira
Repentista há 25 anos, Edmilson também é pesquisador e desenvolve mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já saiu campeão em mais de 300 festivais de repentistas por todo o Brasil, possui 30 CDs e 10 DVDs lançados, ministra palestras e oficinas de Repente e Cordel.
Zé Galdino
Zé Galdino, que também é repentista e mestre de maracatu, é um dos principais responsáveis pelo refinamento da poesia popular da Mata Norte, através da diversificação e atualização de temas e da apropriação de recursos técnicos de rima, métrica e oração oriundos da cantoria de viola. O domínio da melodia e da voz são uma característica marcante de seu estilo como cirandeiro.
Para mais informações acesse AQUI 


Imagem: FotoSeivaCriativa.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA