Regras, fiscalização e fardamento para barqueiros do Recife Antigo

09 setembro 2015 | Postado por casinhadacys



Numa ação conjunta entre Prefeitura do Recife e Capitania dos Portos, 10 barqueiros que fazem a travessia do Marco Zero para o Parque de Esculturas foram cadastrados para trabalhar naquela área, com número de identificação, horário pré-determinado, fardamento e normas de segurança. A travessia do Marco Zero para o Parque de Esculturas, no Recife Antigo, está mais segura para recifenses e visitantes. Depois de serem cadastrados pela Capitania dos Portos, os 10 barqueiros que atuam no local ganharam fardamentos e crachás, numa ação conjunta das secretarias de Turismo e Lazer e Mobilidade e Controle Urbano, da Prefeitura do Recife. 

Além disso, uma placa com normas de segurança para a travessia foi colocada nas grades que dão acesso ao embarque. Entre outras informações, a placa traz o horário determinado pela Capitania dos Portos para a circulação dos barcos, que é das 7h às 17h, além de disponibilizar para o público as normas de segurança com relação à capacidade das embarcações. 
Seguindo orientações da Capitania dos Portos, os barcos podem transportar até cinco passageiros e quatro bicicletas, além do condutor, ou o condutor e sete passageiros sem as respectivas magrelas. A placa informa ainda que todas as embarcações devem dispor de nove coletes salva-vidas, pelo menos um para crianças de até doze anos. 

Outra novidade é que os barcos agora são numerados para que a população possa denunciar eventuais irregularidades para a Capitania dos Portos, ligando para o número (81) 3424-7111. Entre as infrações previstas por lei estão o excesso de passageiros e/ou carga e a ingestão de álcool pelos barqueiros. As multas variam de R$ 40 a R$ 3 mil. A Capitania dos Portos fiscaliza diariamente a atuação dos barqueiros. 
"Achei que ficou bem melhor. O turista se sente mais seguro, confia mais no serviço", avaliou José Carlos Neves, um dos barqueiros cadastrados para atuar naquele traslado, que ancorou sua renda familiar ali há nove anos. "Antes era pouca gente. Agora vem turista, vem ciclista. Todo mundo atravessa." 
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, confirma Ezequias do Nascimento, aumentou muito a procura pelos barcos e transformou o domingo no dia mais útil da semana. "Sou filho de pescador. Cresci na maré. Nunca vi isso aqui tão movimentado", comemora.

"Nosso serviço é esse. Sempre foi. Se ficou melhor para o turista, ficou melhor para a gente também. Achei muito boa a iniciativa. Uma maravilha", disse Severino Farias, 76 anos, o mais antigo barqueiro a atracar seus serviços no Marco Zero. 



Fonte: Prefeitura do Recife.
Imagem: Antonio Tenorio.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA