Programação infantil - Agenda 11 a 13 de setembro

09 setembro 2015 | Postado por casinhadacys

Dicas para crianças em Recife Pernambuco
Preparamos um roteiro com  sugestões para a garotada aproveitar o final de semana em Recife e Região Metropolitana. Tem várias atividades, passeios e atrações para toda família curtir. Tem opções de atrações com vários preços e até gratuitas. Confira nosso roteiro e aproveite com muita alegria. 

Agenda de 11 a 13 de setembro de 2015
Casinha da Cys

Palácios, praças, basílicas e muito mais no Olha! Recife
As mais belas basílicas da Região Metropolitana do Recife (RMR), históricas praças e palácios, além de paisagens privilegiadas da cidade integram os roteiros do Olha! Recife, projeto de Sensibilização Turística da Prefeitura do Recife, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Todos os roteiros são gratuitos e contam com acompanhamento de guias de turismo.  Quem optar pelo tour de ônibus, que acontece no sábado (12), será levado para conhecer três das cinco basílicas da RMR. No Recife, os inscritos conhecerão a Basílica da Penha, que fica no bairro de Santo Antônio. Recentemente restaurada e com afrescos de Murillo La Greca, o templo conta com altares laterais, capelas, esculturas em mármore e um monumental zimbório (cúpula). 
De lá, o ônibus segue para Jaboatão dos Guararapes, onde está a Basílica Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e, em seguida, para a Basílica Abacial de São Bento, em Olinda, cujo altar dourado já representou o barroco brasileiro em uma exposição no Museu Guggenheim, em Nova Iorque. O passeio tem saída marcada para as 14h, da Praça do Arsenal. 
Ainda no sábado acontece o passeio de catamarã, que traz o roteiro Volta à Ilha. Este tour percorre as águas da Bacia do Rio Pina, passando ainda por trechos dos rios Capibaribe e Beberibe. A embarcação proporciona um passeio diferenciado, oferecendo um local privilegiado de observação da cidade, passando próximo à barreira de arrecifes do Porto do Recife, Parque de Esculturas de Francisco Brennand, os novos armazéns da cidade e pela Cruz do Patrão. O barco sai às 9h do Catamaran Tours, que fica no Cais das Cinco Pontas. 
No domingo (13), o passeio a pé vai garantir uma caminhada pelas estruturas arquitetônicas que são símbolos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Saindo às 9h da Praça do Arsenal, os participantes vão seguir até a Praça da República, onde estão o Palácio da Justiça e o Palácio Campo das Princesas. Em seguida, vão até a Rua da Aurora, onde está o Palácio Joaquim Nabuco, que abriga a Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde se encerra o tour. 
Também às 9h do domingo, é a saída para quem prefere conhecer a cidade pedalando. O grupo de ciclistas vai explorar as praças do Centro do Recife, observando monumentos e esculturas. O primeiro local a ser visitado é a Praça do Marco Zero, onde está a Rosa dos Ventos de Cícero Dias. De lá, também poderão observar o Parque de Esculturas de Brennand. O roteiro conta ainda com a Praça da República, Praça 17, Praça da Independência, Praça Joaquim Nabuco e a Praça Sérgio Loreto. 
Os interessados em se inscrever em qualquer um dos passeios devem se inscrever pelo sitewww.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (11). Os passeios são gratuitos, mas os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.  
Olha! Recife no Rio
Tema: Volta à Ilha
Quando: Sábado (12), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours 
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito das Basílicas
Quando: Sábado (12), às 14h
Saída: Praça do Arsenal 
Olha! Recife a Pé
Tema: Circuito dos Poderes
Quando: Domingo (13), às 9h
Saída: Praça do Arsenal 
Olha! Recife Pedalando
Tema: Praças do Centro
Quando: Domingo (13), às 9h
Saída: Praça do Arsenal.

Imagem:  Marcos Pastich
Casinha da Cys
Feira da Gestante e da Criança – FEGESC  no RioMar Shopping 
FEGESC em Recife
Acontece entre os dias 11 e 20 de setembro no Shopping RioMar a Feira da Gestante e da Criança – FEGESC, com programação para toda a família. O evento vai acontecer no Piso L3 do centro de compras e vai reunir stands de produtos e serviços, palestras, debates, oficinas e apresentações musicais, com direito a área reservada para os pequenos, o Espaço Criança, onde eles podem se divertir enquanto os pais exploram a feira. 
Os expositores que vão participar da segunda FEGESC irão trazer para o mall as novidades relacionadas ao universo infantil, atendendo às necessidades dos pais, familiares e futuras mamães. Serão lojas de móveis e decoração, peças de enxoval, lojas de roupas e calçados, estúdios de fotografia especializados em trabalhos com bebês e gestantes, buffets personalizados e muito mais, com promoções e pacotes especiais exclusivos para a feira. Confira mais informações e a programação completa do evento acessando AQUI

Casinha da Cys

REC Gastrô traz convidado ilustre nesta edição
O REC Gastrô, encontro de food trucks realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, que tempera a programação do segundo fim de semana de cada mês no Parque Santana, chega com uma saborosa novidade à sua 5ª edição. Nos próximos sábado (12) e domingo (13), estreia o REC Gastrô Convida, que contará com a presença do chef Rivandro França, do Cozinhando Escondidinho. 
Durante os dois dias de evento, o chef vai servir alguns dos carros chefes de seu saboroso repertório gastronômico de sotaque arrastado. Além do indefectível escondidinho que batiza seu restaurante, ele vai levar para o Parque Santana a sustância do caldinho de mocotó com fava, o apelo irresistível da coxinha e a inusitada frugalidade do bombom de macaxeira. Além de comercializar seus pratos, Rivandro dará dicas sobre alguns preparos e promete deliciosas surpresas para os frequentadores do evento. 
Tempo para provar um pouquinho de cada cardápio não há de faltar. Nos dois dias, as bicicletas e trailers gastronômicos ficam na praça das 17h às 22h.  Fruto de uma articulação da Secretaria de Turismo e Lazer com a comunidade do entorno do Parque Santana, será realizado simultaneamente ao evento mais gostoso da cidade o Mercado do Artesão, uma feira de artesanato com 15 barraquinhas que comercialização todo tipo de lindezas manufaturadas.  
Segue lista das bicicletas e trailers gastronômicos que estacionarão suas delícias no Parque Santana neste fim de semana: 
Food bikes: 
Las Churreras - Churros
Docecleta - Brownies
CupCleta - Cupcakes
Dalu Brigadeiros Gourmet 
Food trucks: 
GoodDogz - Hot Dog
Coxinhas Magnata - Coxinhas doces e salgadas
Tapi oká - Tapiocas 
Temaki Arretado - Temaki
Kombi Massa - Pizzas com massa artesanal
Moov Food - Sanduíches
Burguer Station - Hamburguer (tradicionais)
Up Sanduicheria - Sanduíches baguete
Maria Pasteleira - Pasteis recheados. 

Imagem: Andrea Rego Barros


Casinha da Cys


Batizado de boneca no Sam’s Club
Batizado de boneca no Sam’s Club em Recife

A fada Magia estará no Sam’s Club para “batizar”com pó mágico a boneca de sua filha com todo o encanto que uma garotinha merece. Para deixar esse momento guardado para sempre na memória, será entregue um lindo certificado.  Será “batizado” apenas uma boneca por criança.  Para participar do evento não é necessário ser sócio.  A criança pode estar acompanhada de qualquer responsável adulto. A campanha é válida para crianças de até 10 anos de idade.
O evento acontecerá no dia 12/09/2015 das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Sam's Club Recife fica na Av Mascarenhas de Morais, 3.402, Imbiribeira, Recife
Informações: 81) 3497-8600.

Casinha da Cys

Vila 7 com Mariane Bigio

No sábado(12), às 10h30, na Vila 7 das Graças vai ter o encerramento do Festival Ruth Rocha com contação de história. Ingresso: R$ 10,00. 



Casinha da Cys
Manhãs lúdicas no The Garden Open Mall em Piedade
Tio Café comanda a manhã do sábado (12) nas "Manhãs Lúdicas" no The Garden. Vai ter muita brincadeira e alegria. O evento é gratuito e acontece nos jardins do The Garden em Piedade às 10h30. O The Garden  fica na Av. Bernardo Viêira de Melo, 209 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE.


Casinha da Cys


Shopping Tacaruna apresenta 13 anos do Instituto Ricardo Brennand

O shopping apresenta até o dia 19 de setembro peças do Instituto Ricardo Brennand, o maior acervo do Brasil Holandês. A mostra vai cantar com armas, armaduras, quadros, cofres e muitos mais. Todos artigos exclusivos do castelo na nossa Praça de Eventos. O evento é gratuito.











Casinha da Cys

Pracinha Recife no Shopping Recife
O mês de setembro vai ser dedicado a leitura na Pracinha com o evento Pracinha da Leitura. A ideia é promover os livros e a valorização da leitura, além das autoras infantis da nossa cidade Uma ótima dica para a garotada aproveitar!.
Lembrando que a Pracinha fica no Terraço de Eventos, área externa do Shopping. É mais perto chegar por lá pela entrada da 5ª etapa. 





Exposições


Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães recebe duas mostras 
O MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe duas mostras em suas dependências: a exposição Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, em parceria com o Itaú Cultural; e Inimigos, do pernambucano Gil Vicente. Ambas serão abertas ao público  com entrada franca. 
Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural
Período: Até 18 de outubro. 
Inimigos, de Gil Vicente
Período: de 19 agosto de 2015 a 16 de fevereiro de 2016
Classificação indicativa: livre.
Entrada franca
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam)
Rua da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife, PE
Horário de visitação: De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 18h
                                  Sábados e domingos, das 13h às 17h
Informações: (81) 3355-6870/6871 ou pelo site: www.mamam.art.br


Casinha da Cys
Retrato de Leonardo Da Vinci Instituto de Cultura Brasil-Itália
Exposição: Retratos, Desenhos de Leonardo da Vinci.
A exposição estará no hall de mostras do Instituto de Cultura Brasil-Itália, até 31/12/2015. É composta de diversos desenhos do famoso artista italiano Leonardo da Vinci, rostos de pessoas de sua época. Durante a visita, ao público é possível ver documentário sobre o artista e sua produção artística, além de consulta a livros e publicações sobre o artista.
Você pode conferir também no Instituto de Cultura Brasil-Itália:
Exposição permanente: Imigração Italiana no Brasil.
Quadros com gravuras, cópias de documentos, imagens que exibem um bom acervo sobre a presença dos imigrantes italianos no Brasil e sua contribuição para a nossa cultura brasileira. É possível consultar livros, revistas e jornais sobre a imigração italiana no nosso país e no mundo. Entrada gratuita.
Exposição: Arquitetura de Veneza e de Florença/Itália
Hall mostra instituto de cultura Brasil-Itália até 31/12/15.
Instituto de Cultura Brasil-Itália
Rua Marques Amorim, 46 – Boa Vista
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 9h às 21h. No sábado das 9h até às 13h.
Ingresso: Entrada gratuita
Mais informações: 81-3221.4112.

Eventos nas livrarias



Contação de história na Livraria Jaqueira
No sábado(12) vai ter Susana Moraes e Tio Diego para divertir a garotada com contação de história. A entrada é uma doação de produto de higiene pessoal.  A Livraria Jaqueira que fica Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira. Informações: 3265.9455.




Casinha da Cys
Livraria da Praça   
Tarde Mágica promovida pela Livraria da Praça vai contar com várias atividades para divertir os pequenos com a presença do Rodrigo Lima.  
Praça de Casa Forte, 426 – Casa Forte
Informações: 81.3019-0259.


Casinha da Cys

Livraria Saraiva do RioMar Shopping
A turma do CNA vai apresentar o Teatro Mágico para divertir a garotada e ensinar inglês com brincadeiras. No dia 12 de setembro às 14h. Evento gratuito.
Sábado(12) às 15h – Trupe Cantos e Contos na Livraria Saraiva do RioMar com brincadeiras,  música e cantigas de roda para alegrar a garotada. Não precisa pagar para participar. 

Livraria Saraiva do Shopping Recife
A Princesinha da Leitura vai fazer oficina de teatro para os pequenos, além de muita diversão para os miúdos. No dia 12/9 às 16h.



Dicas de Teatro 


Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz na CAIXA Cultural Recife
Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz
Inédito no Recife, novo projeto do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias terá várias atividades A CAIXA Cultural Recife apresenta a instalação interativa e a performance Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, criada pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias  e inspirada num conto popular dos povos nômades do norte da África. O projeto estreia dia 27 de agosto e fica em cartaz até 27 de setembro. Inédito na cidade, a instalação tem direção artística da educadora e contadora de histórias ganense, Inno Sorsy, e supervisão cenográfica da atriz e artista visual, Analu Prestes. Os atores do grupo – Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart – contam a saga do herói Shtim-Shlim. A programação é toda gratuita e também inclui atividades paralelas com horários específicos: apresentações fechadas para grupos, duas oficinas e uma mesa-redonda. A abertura acontece às 19h e tem entrada franca.
Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Fone: (81) 3425-1900 / 3425-1915
Abertura: 27 de agosto às 19h
Visitação à exposição interativa
Data: Até 27 de setembro
Horário: terça a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 17h
Entrada Franca.


Casinha da Cys
IX Show Especial do Recife na CAIXA Cultural Recife
show na CAIXA Cultural Recife
Espetáculos de música, dança e teatro movimentam têm objetivo de promover integração por meio da arte. Um projeto inspirador ganhará os palcos da CAIXA Cultural Recife nos dias 12,13, 19 e 20 de setembro. O IX Show Especial do Recife, produzido pela ONG Integrarte, busca incluir no mundo das artes pessoas com deficiência, e mostrar ao grande público a capacidade criativa e laborativa desses cidadãos, por meio do trabalho artístico. Arte quebrando os limites que o preconceito impõe é o tema da edição 2015 do projeto, que utiliza espetáculos de música, teatro e dança para incluir e diminuir as distâncias.  Durante os quatro dias de shows, haverá participação de artistas com deficiência e outros sem essa condição. Estarão presentes grupos como MARACAARTE (cortejo formado em sua maioria por pessoas com síndrome de Down), Batuqueiros do Silêncio (surdos sob a regência do Mestre Batman), Segnos (deficientes visuais), Cervac (DM do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança) e Cia Cadências (dança sobre cadeira de rodas) se revezarão no palco com artistas como Getúlio Cavalcanti, Geraldo Maia, Tribo Cordel e Aglaia Costa. 
PROGRAMAÇÃO IX Show Especial do Recife
12 de setembro (sábado), 16h
Grupo Integrarte – Maracaarte
Getúlio Cavalcanti 
Segnos (deficientes visuais)
Grupo Integrarte 
13 de setembro (domingo), 16h
Grupo Integrarte - Maracaarte 
Geraldo Maia 
Batuqueiros do Silêncio
Grupo Integrarte  
IX Show Especial do Recife
Local: CAIXA Cultural Recife - avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Data: 12, 13, 19 e 20 de setembro
Hora: 16h
Fone: (81) 3425-1900 / 3425-1915
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) –vendas a partir das 10h do dia 11 de setembro. 
Acesso para pessoas com deficiência.



Lançamento do DVD Tio Bruninho no Teatro Luiz Mendonça
Tio Bruninho em Recife
O Tio Bruninho se prepara para lançar o seu primeiro DVD no dia 13 de setembro no Teatro Luiz Mendonça. O DVD foi gravado ao vivo e a apresentação promete ser uma grande festa com muita animação, surpresas, vendas dos DVDS e CDs e distribuição de brindes.

Bruno César Andrade Souza, o Tio Bruninho, é natural de Recife. É formado em Licenciatura em Música pela UFPE com título de especializaçao em Metodologia do ensino da Música pelo IBPEx/Facinter, também é professor de Arranjo e Orquestração no Conservatório Pernambucano de Música e Professor da Educação Infantil da Escola Conviver em Jaboatão dos Guararapes. Em Dezembro de 2011 lançou o Cd " Canções do Dia e Canções da Noite" e em Junho de 2013 lançou "O Arraial do Tio Bruninho" que vem fazendo sucesso entre crianças e educadores musicais por todo país. 





Feira de Flores de Holambra no Shopping Guararapes
Uma ótima dica para quem gosta de plantas é conferir no Shopping Guararapes uma feira com  mais de 200 espécies e flores ornamentais expostas na Praça de Eventos. A feira fica até 27 de setembro.





Programação do Cinema no Shopping Costa Dourada
Rodovia PE 60, Km 03, nº 3.200 – Cabo de Santo Agostinho.
Informações: (81) 3059-2000.


Palhaço Chocolate faz show gratuito em Escada 
Neste domingo (13) tem show gratuito do Palhaço Chocolate e  toda sua turma na praça da Vila Operária, na cidade de Escada, na Zona da Mata pernambucana, distante 63 km da capital.  A programação começa a partir das 15h e é realizada através do Projeto Estação Brincar. Na programação, atividades de teatro, música, dança, muitas brincadeiras e diversão garantida, além de personagens infantis conhecidos da garotada, como a Peppa Pig e a Galinha Brasileira. A banda do Palhaço Chocolate vai tocar ao vivo as músicas mais conhecidas do artista pra animar ainda mais o público. O repertório vai contar com os sucessos “Eu quero Chocolate”, “Garotada do Brasil”, Trenzinho Estação Brincar” e “Só é feliz quem tem amor”. Também vai ter ritmos regionais como o coco, ciranda, frevo e maracatu, além  das cantigas de roda mais tocadas no Brasil.
Estação Brincar com o Palhaço Chocolate
Quando: neste domingo (13), a partir das 15h
Local: Praça da Vila Operária, na cidade de Escada - PE
Gratuito




Passeios com crianças em Recife .


Ciclofaixa de Turismo e Lazer 

Opção de lazer não vai faltar para quem quiser aproveitar o domingo de forma saudável e ainda flertando com algumas das mais belas paisagens da capital pernambucana. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, é disponibiliza aos domingos e feriados na capital pernambucana, para curtir o trajeto que fica disponível das 7h às 16h.   O percurso tem 36,5 quilômetros, cortando mais de 30 bairros da cidade, com três rotas que convergem no Marco Zero, no Bairro do Recife. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife tem a proposta de garantir a utilização dos espaços públicos para a promoção de atividades esportivas e de lazer, melhorando a qualidade de vida das pessoas. O percurso garante um visual privilegiado, passando por diversos pontos turísticos como mercados, museus, praças e parques da cidade. O projeto foi implantado em março de 2013 e, de acordo com a última pesquisa de satisfação realizada, cerca de 20 mil pessoas pedalam a cada edição da ciclofaixa.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, anuncia uma pequena mudança no percurso da rota norte, que começa a valer já a partir deste domingo (13). Será extinto o trecho que vai das ruas João Tude de Melo, Dr. João Santos Filho, Igaraçu e Afonso de Albuquerque de Melo (por trás do Hiper Casa Forte) até a praça Compositor Antônio Maria. 
A nova ligação sai da Avenida Parnamirim pelas ruas Leonardo Bezerra de Cavalcanti (a partir do Hospital Maria Lucinda até o viaduto), segue por um pequeno trecho na Rua Afonso de Albuquerque de Melo, dela para as ruas Samuel Farias e Jorge Gomes de Sá até desembocar no Parque Santana. 

A mudança de percurso, agora menos sinuoso, foi feita para facilitar o acesso dos ciclistas ao Parque Santana e garantir segurança e conforto para os recifenses que aproveitam as folgas pedalando.



Espaço Ciência 
O Espaço Ciência, o maior museu a céu aberto do Brasil, localizado entre os municípios de Recife e Olinda, programou atividades para as férias escolares. No mês de janeiro, toda a área verde de 120 mil m² estará disponível com atividades gratuitas para o público visitante. Além das áreas do Parque (Trilha Ecológica e Trilha da Descoberta) a programação ainda conta com exposições, oficinas e passeio no barco solar.
Horário de Funcionamento da Visitação no Espaço Ciência:
Segunda a sexta: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sábado e domingo: das 13h30 às 16h30
Endereço: Complexo de Salgadinho, Parque 2, s/n, Olinda. 
Ingresso: Gratuito
Informações: (81) 3241-3226 / (81) 3183-5531.

                                               

Jardim Botânico do Recife
Recife ganha Jardim Botânico repaginado e com novos atrativos, O Recife agora conta com um espaço ambiental, que agrega lazer, ciência e educação, totalmente estruturado para receber turistas e moradores. 
Jardim Botânico do Recife
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h30 às 15h30.
Sábado e domingo: das 9h às 15h30.
Não paga nada para visitar. 
Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife – PE 
Telefones: 3355.0002 / 3355.0003.


                                                        




Parque Dois Irmãos
Nossa sugestão para aproveitar um passeio super bacana em Recife é visitar o Parque Estadual Dois Irmãos.  A garotada vai gostar muito de passear pelo Parque e poder conferir o Zoológico. É um ótimo passeio em família.            
Parque Dois Irmãos
Endereço:  Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE.
Informações:  (81) 3184.7750 / 3184.7754
Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 16h.
Valor do Ingresso: preço único de R$ 2,00 por pessoa
Gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.








Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Além disso, o MEPE inaugurou recentemente o Palacete Estácio Coimbra, espaço que irá retratar como era um casario pernambucano durante o século XIX. Por meio de textos, fotografias e mobiliário de época, os visitantes poderão entender a história do casarão. Ao todo, sete núcleos conceituais em 12 ambientes compõem o palacete, que foi remodelado com o intuito de mostrar como funcionava uma residência urbana da aristocrática há duzentos séculos.
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
Visitação: Terça a sexta | 9h às 17h; Sábado e domingo | 14h às 17h
R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)
Informações:  (81) 3184 3170


Museu do Trem - Estação Central Capiba
Museu do Trem em Recife
Com uma média de visitação de 800 pessoas por dia, a Estação Central Capiba, no Bairro de São José, tornou-se o novo xodó dos recifenses. O mais novo equipamento cultural do Governo do Estado abriga o requalificado Museu do Trem, que é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Tendo Gilberto Freyre como patrono, o Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983.
O espaço conta com a exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco, com curadoria do museólogo Aluízio Câmara. A exposição conta com  mais de 500 peças sobre a história ferroviária de Pernambuco, através de documentos e antigos objetos, como bilheterias e relógios a locomotivas a vapor e até um vagão.
Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José (Centro do Recife)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h
Entrada: Gratuito
Telefone para agendamento: (81) 3184 3097


Museu Cais do Sertão
Museu em Recife
Um dos equipamentos culturais da cidade mais interessantes para ser visitado com espaço interativo e multicolorido que faz uma bela homenagem a um dos mais conhecidos pernambucanos: Luiz Gonzaga. No local o visitante tem,  através dos recursos tecnológicos multimídia,  uma ideia de como é o Sertão pernambucano.  Na sala de música é possível, com ajuda dos instrutores que estão no local, tocar um dos instrumentos típicos da Região Nordestina. O passeio é uma imersão na cultura pernambucana com os acessórios disponíveis no lugar como totens de áudio, telas touchscreen  e salas de vídeo.
Museu Cais do Sertão
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n. Bairro do Recife.
Entrada: Na terça-feira a entrada é gratuita. Da quarta-feira até domingo: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).
Informações:  (81) 3089-2974.

 

Sinagoga Kahal Zur Israel
A Sinagoga foi a primeira construída no continente Americano, no século XVII, que hoje abriga o Museu Judaico de Pernambuco. A ocupação holandesa no Recife trouxe grande número de judeus portugueses de Amsterdã. Com eles, inúmeros cristãos-novos e descendentes que já viviam no Recife retornaram ao judaísmo, formando algumas congregações. Em dezembro de 2001, o prédio original reconstituído foi aberto ao público, sendo hoje um dos mais importantes sítios turísticos da região. A edificação é a parte visível do que foi uma comunidade que atingiu 50% do total de habitantes de origem europeia da época, deixando marcos da sua presença em muitos lugares.
Sinagoga Kahal Zur Israel
Endereço: Rua do Bom Jesus, 197/203. Recife Antigo.
Entrada: R$ 2,00; R$ 1,00 (estudante).
Informações:  (81) 3224.2128

 
 Paço do Frevo
Um espaço dedicado ao Frevo para contar sua trajetória as futuras gerações e promover  à difusão, ser um local de pesquisa, entretenimento e proporcionar formação nas áreas da dança e música do frevo. É  um ótimo local para um passeio em família e com amigos para conhecer um pouco mais sobre toda história do Frevo. 
Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, S/N. Bairro do Recife.
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes e maiores de 60 anos).
Informações:   (81) 3355-9527.



Torre Malakoff
Foi construído no século XIX (com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus) para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha, o equipamento cultural mais antigo do Bairro do Recife.
Torre Malakoff
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife – PE
Visitação: Terça a sexta | 10h às 18h; Sábados e domingos | 15h às 18h;
Gratuito
Informações:  (81) 3184 3185.




Museu da Cidade do Recife
Um passeio interessante para se fazer em Recife é conhecer o Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. O Forte foi construído pelos holandeses em 1630, considerado um dos símbolo da resistência holandesa em Pernambuco, erguido  em um ponto estratégico perto de engenhos que abrigavam mananciais de água potável e próximo ao encontro do Rio Capibaribe com o mar. Era de grande relevância para a cidade para o abastecimento de água e na defesa da região por sua localização. Confira nosso post sobre o Forte das Cinco Pontas acessando AQUI.
Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José - Recife
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 9h às 17h.
Entrada gratuita  
Informações: (81) 3355-3106.

 

Casa da Cultura
Artesanato em Recife
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes. A Casa conta ainda com teatro e anfiteatro que acolhem ações formativas e espetáculos de dança,  música e teatro promovidos ou apoiados pelo Governo do Estado através da Fundarpe.
Casa da Cultura
Cais da Detenção, s/n, Santo Antônio, Recife – PE
Entrada: Gratuito
Informações:  (81) 3184 3151.


Instituto Ricardo Brennand
O espaço cultural é um local belíssimo e um passeio que toda família vai gostar. Fica localizado a 14 quilômetros do centro da cidade do Recife. O  Instituto Ricardo Brennand é considerado um dos mais importantes centros culturais brasileiros. É um local que tem como missão promover  a cultura através da história, da arte e da educação (arte-educação)
.Instituto Ricardo Brennand
Endereço: Alameda Antônio Brennand, S/N - Várzea 
Fone: (81) 2121-0352 / 2121-0365
Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 13h às 17h 
Ingressos:  R$ 20,00 e R$ 10,00 (Pessoas com deficiência,  estudantes, professores e acima de 60 anos mediante documento comprobatório).
Crianças até 7 anos não pagam.


Museu Militar do Forte do Brum 
O Forte foi transformado em Museu Militar a partir de 1987 e conta com um importante acervo, além de ser um lugar muito bonito. É um local que deve ser visitado tanto por turistas, como também pelos moradores da cidade. É um ótimo passeio para toda família aproveitar e ter acesso à história do Brasil.
Confira nossa postagem sobre o Forte do Brum acessando AQUI.
Forte do Brum
Endereço: Praça Comunidade Luso-Brasileira s/n.
Cais do Apolo  –  Recife-PE.
Contato: (81) 3224-4620 e 3224-7559.
Horário para visitação
De terça a sexta das 09:30 às 16:30h
Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h.
Ingresso: R$ 2,00


CAIXA  Cultural Recife 
A CAIXA Cultural Recife é um lugar super bacana para um passeio com toda família. O lugar é muito bonito e ainda tem sempre alguma programação especial para quem visita o local.  A visitação é gratuita. 
CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco
Zero – Bairro do Recife Antigo. – 3425-1900/1915
Horário: Terça a sábado, das 12h às 20h e domingo das 10h às 17h.




Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
MamamO MAMAM foi, da sua criação até junho de 2001 tem o objetivo de se tornar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o MAMAM, por meio da divulgação, registro e reflexão sobre a arte do presente e suas referências históricas, tem contribuído para a formação cultural do público e para o adensamento do meio institucional e artístico do Recife.
MAMAM 
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista. 

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 18h, domingos, das 13h às 17h. Entrada Franca
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871.




Museu Murillo La Greca
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366
Parnamirim.
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h
Entrada Franca



Visita  ao Teatro Santa Isabel 
Os visitantes tem a oportunidade de ver todos os cômodos do teatro, do hall de entrada ao palco. Um programa para todas as idades.
Mais informações pelo telefone: (81)3355.3323.


Outros locais para visitar com os pequenos nas férias  

Oficina de Cerâmica Brennand
Ingresso: R$ 10, com direito a meia-entrada.
Endereço: Propriedade Santo Cosme e Damião, s/n, Várzea, Recife. 
Telefone: (81) 3271-2466.

Centro de Artesanato
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife. 
Telefone: (81) 3181-3451.

Casa do Carnaval
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Pátio de São Pedro, 52, São José, Recife.
Telefone: (81) 3355-4311.
  
Fundação Gilberto Freyre
Entrada: R$ 10
Endereço: Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife. 
Telefones: (81) 3441-1733/2883.

Museu do Estado de Pernambuco
Entrada: R$ 5 e lá tem também  a meia-entrada para quem tem direito ao benefício.
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife. 
Telefone: (81) 3184-3174.

Centro Cultural Benfica
Sede do Teatro Joaquim Cardozo, do Instituto de Arte Contemporânea.
Funcionamento:   8h às 12h e 14h às 17h.
Ingresso:  Gratuito.
Endereço: Rua Benfica, 157, Madalena, Recife. 
Telefone: (81) 3227-0657.

Museu do Homem do Nordeste
Ingresso: R$ 4 (com direito a meia-entrada)
Endereço: Avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte, Recife. 
Telefone: (81) 3073-6340/3073–6332.

Galeria Janete Costa
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife. 
Telefone: (81) 3355-9832.







Informação importante: 
Não nos responsabilizamos por mudanças de horários e valores cobrados. As informações postadas aqui foram divulgadas pelos organizadores dos eventos e através da mídia.  

Crédito das Imagens da nossa postagem: Divulgação dos eventos e  fotos do Arquivo pessoal Casinha da Cys.
 #Recife #Pernambuco #euamorecife  #eucurtorecife  #crianças  #diversãoparacriançaRecife  #programaçãoparacriançaemrecife #ProgramacaoparacriancaRecife 




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA