Pedalando sem medo: como evitar acidentes

17 setembro 2015 | Postado por casinhadacys

Dicas para andar de bicicleta
Ganhar as ciclovias da cidade nos dias ensolarados já se tornou um dos programas preferidos dos recifenses. Da criança ao idoso, muitos são os adeptos da pedalada, mas, para evitar acidentes, é preciso tomar cuidados antes de pegar a bike e sair de casa. O uso do equipamento de proteção, como capacete e joelheiras, é fundamental. As recomendações vão além. “A escolha de um calçado adequado e uma boa postura são dicas básicas, mas que podem evitar futuras lesões”, explica André Gomes, chefe da Ortopedia e da Emergência Ortopédica do Hospital São Marcos, integrante da Rede D’Or São Luiz. 

Para ajudar a manter a postura, é importante saber se o assento está na altura correta. Para isso, basta se posicionar ao lado da bicicleta e verificar se ele está na altura do quadril. Também é preciso manter a cabeça alinhada e coluna, ombros, mãos e pescoços relaxados. Outra dica fundamental é realizar alongamento. Isso irá melhorar a flexibilidade e preparar os músculos para a prática da atividade física. 
cuidados ao andar de bicicleta

Sobre lesões, o ortopedista explica que punho, cotovelo, antebraço e tornozelo são as regiões que mais sofrem lesões. Essas também são as mais afetadas em caso de quedas. “Normalmente, o primeiro reflexo da pessoa é apoiar as mãos e os pés no chão para se defender, o que pode ocasionar entorses e fraturas”, diz. 
Em caso de acidentes, a recomendação é procurar atendimento médico. Se a queda for leve, o ideal é uma compressa de gelo. Ela vai ajudar os vasos sanguíneos dilatados a fecharem, fazendo com que a lesão sare mais rápido. Se houver ferida, é recomendado lavar bem a área afetada com água e sabão, para evitar infecções. E se o caso for grave, evite mexer no membro afetado e chame socorro imediatamente.
No caso das crianças
O ortopedista faz ainda alguns alertas. “Escolha uma bicicleta de tamanho apropriado para a faixa etária da criança; não a force a andar sem rodinhas até que ela esteja apta; não abra mão do equipamento de proteção e, sobretudo, dê o exemplo: siga a sinalização e explique que manobras radicais necessitam de tempo e preparo para serem executadas”, diz Dr André Gomes. 
Entenda a diferença:
Lesão – Causada, geralmente, por um esforço repetido. Postura incorreta pode ser uma das causas.
Entorse – É a ruptura de um ligamento. Ocorre quando uma articulação (tornozelo ou joelho, por exemplo) é submetida a um movimento brusco.
Fratura – É a interrupção na continuidade de um osso. Pode ser causada por quedas, fortes impactos ou, ainda, movimentos muito bruscos.




Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA