O que você fez pelo seu coração

29 setembro 2015 | Postado por Casinha da Cys

O que você faz pelo seu coração
A data 29 de setembro marca o Dia Mundial do Coração. Diariamente, nossas escolhas e atitudes podem contribuir para a saúde desse tão importante órgão.  Cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos, evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas são algumas delas. “Muitas pessoas pensam que é difícil manter o coração saudável, mas não é. A maioria dos fatores de risco é mutável e outros podem ser controlados”, diz Carlos Melo, cardiologista do Hospital Esperança Recife.   
Só no Brasil, por ano, as doenças cardiovasculares afetam 17,1 milhões de pessoas e matam mais de 300 mil. Elas representam a principal causa de mortes no país. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os principais fatores de risco são hipertensão, colesterol, diabetes, sedentarismo, alimentação inadequada, obesidade e tabagismo. Esses, conforme salientou a cardiologista, podem ser modificados ou controlados. A eles, somam-se hereditariedade, idade e gênero. A partir dos 45 anos, aumentam as possibilidades de apresentar alguma doença cardiovascular. Além disso, os homens são mais suscetíveis que as mulheres, embora a incidência entre elas venha aumentando ao longo dos anos, atribuída – sobretudo – a uma rotina cada vez mais intensa.  
A saúde do coração está aliada à prevenção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas. Além de seguir as orientações sobre alimentação e atividade física, é importante a consulta regular e a realização de exames de rotina, para medir os níveis de colesterol e glicose, por exemplo. Se o paciente tem histórico familiar de infarto ou morte súbita e apresenta sintomas como dores no peito, falta de ar e palpitações, os cuidados precisam ser intensificados. “Todavia, as doenças cardiovasculares podem ser silenciosas. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico”, salienta Dr Carlos Melo. 
cuidados com o coração

A prevenção começa na infância
 
É muito importante incentivar as crianças a terem uma vida saudável. Os índices de obesidade são cada vez mais elevados entre os pequenos. Nessa fase da vida, o exemplo é o melhor ensinamento. Procure fazer refeições leves com seus filhos, evitando fast-food e outros alimentos industrializados, que são ricos em sódio, gordura e açúcar. A prática de exercícios físicos também é fundamental. Natação, futebol, ciclismo e outras atividades ao ar livre são ótimas opções para despertar a atenção das crianças e o interesse em movimentar o corpo. 



Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA