Museu da Cidade lança Coleção Postais do Recife

02 setembro 2015 | Postado por casinhadacys

Coleção Postais do Recife
Apesar de o Recife ter belas paisagens, a oferta de cartões postais que retratam a capital pernambucana ainda é pouca. E mesmo em tempos de e-mails, os postais são bastante procurados por turistas, colecionadores e amantes da cidade. Também contribuem para divulgar a história e a cultura local. Pensando nisso, o Museu da Cidade do Recife lançou o projeto “Coleção Postais do Recife”, que em sua primeira edição traz 12 postais com belas imagens do Zeppelin e das seis praças criadas pelo paisagista Burle Marx. “O Museu guarda o maior conjunto de fotografias da cidade no século XX. São mais de 200 mil imagens de praças, ruas, festas, construções e tipos populares. Nos últimos anos, realizamos investimentos importantes para garantir a permanência desse acervo. Comprando os postais, as pessoas também estarão contribuindo com esse trabalho de conservação”, explica a diretora do Museu da Cidade, Betânia Corrêa.


Os postais estão à venda na lojinha do Museu, que fica no Forte das Cinco Pontas, pelo valor de R$ 2 (unidade). Quem comprar o mínimo cinco postais, é presenteado com uma embalagem especial para armazenar os cartões.  
Coleção Postais do Recife

Os registros desta primeira edição foram feitos nas décadas de 30, 40 e 50, das praças da República, do Derby, Casa Forte, Euclides da Cunha, Salgado Filho (em frente ao aeroporto do Recife) e Faria Neves (Dois Imãos). Os postais do Zeppelin trazem imagens do dirigível na torre de atracação no Campo do Jiquiá e voando sobre o Recife. As fotografias foram produzidas pelos fotógrafos Alexandre Berzin, Severino Fragoso, Mário de Carvalho e José Césio Rigueira Costa. Os temas da próxima edição do “Coleção Postais do Recife” será o Carnaval do Recife e o Rio Capibaribe. A previsão é que os postais sejam lançados até o fim do ano.
2 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

2 comentários:

  1. Fiz diversas mostras de cartões postais em São Paulo, Sete Lagoas (MG), Belo Horizonte (MG) e Três Lagoas (MS). Todos os cartões de minha coleção e também as imagens de minha autoria. Tenho milhares de imagens inseridas em cartões postais, vendo e também sou colecionador desses retângulos maravilhosos.

    www.flickr.com/postaiscardim


    fotografocardim@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauricio! Que coleção maravilhosa você tem. A iniciativa de transformar em cartões postais lugares incríveis que temos no Brasil é super interessante. Sucesso no seu projeto em divulgar o Brasil com seus retângulos lindos.

      Excluir

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA