Mistérios da cidade, riquezas arquitetônicas e palácios no roteiro do Olha! Recife

23 setembro 2015 | Postado por casinhadacys

Olha!Recife
Assombrações e lendas urbanas recifenses; as riquezas e curiosidades dos mercados públicos; os palácios e solares da cidade, edificações históricas que juntas somam aos cartões postais da cidade, e muito mais na programação do Olha! Recife deste sábado (26) e domingo (27). Todos os roteiros são promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, dentro do projeto de sensibilização turística que garante passeios gratuitos com acompanhamento de guias de turismo.  Neste último sábado do mês, está de volta o passeio de ônibus Mal Assombrado. Os participantes serão levados à Academia Pernambucana de Letras, nas Graças, espaço que deixa apreensivo não só frequentadores, mas também aqueles que trabalham lá por conta das histórias de aparições assombradas. No local, será apresentada uma peça teatral baseada na obra Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre. Excepcionalmente neste sábado, a saída dos passeios, que normalmente acontecem na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, será na Praça do Carmo, no bairro de Santo Antônio. 

Mais cedo, às 14h, também na Praça do Carmo, está marcada a saída do ônibus que vai fazer um roteiro pelos Mercados Públicos recifenses. Espalhados por diversos bairros da cidade, os mercados possuem características arquitetônicas distintas e produtos específicos de comércio. Os participantes serão levados a conhecer o Mercado de São José, mais antiga construção de ferro do País, rico no comércio de pescados, artesanatos e artigos religiosos. Perto dali está o Mercado da Boa Vista, conhecido como ponto da boemia e local para saborear as mais tradicionais e regionais iguarias, que também recebe diversas intervenções artísticas e culturais. 
O roteiro conta ainda com uma visita ao Mercado de Casa Amarela, que também possui arquitetura de ferro, uma construção de 1930; Mercado da Encruzilhada, com ares modernistas; Mercado da Madalena, onde é comercializada a mais tradicional macaxeira com diversos acompanhamentos. O último local a ser visitado será o Mercado do Cordeiro, um dos mais novos da lista.  

Opção também para o sábado, o passeio de catamarã fará o roteiro estendido, saindo do Cais das Cinco Pontas e cortando 14 bairros até Casa Forte. A embarcação tem saída marcada às 9h, do Catamaran Tours, no Bairro de São José. 
Quem gosta de fotografia não pode perder o Olha! Recife a Pé deste domingo. Orientados por profissionais da Casa de Máquinas, os inscritos poderão explorar nuances, luzes e ângulos da cidade. A caminhada começa às 9h, na Praça do Arsenal, cercada de monumentos como a Torre Mallakoff e o Paço do Frevo. De lá, os participantes vão para a Rua do Apolo, repleta de antigas edificações; Ponte Buarque de Macedo; Praça da República, que conta com um dos jardins de Burle Marx, além da presença da centenária árvore baobá e dezenas de esculturas em ferro; entre outros locais. 
Ainda no domingo, quem preferir um tour sob duas rodas pode participar do Olha! Recife Pedalando, que traz o tema Palácios e Solares. Com saída às 9h, o tour percorrerá algumas das grandes construções palacianas e solares aristocráticos do Recife, como o Palácio do Campo das Princesas e o da Justiça; o conjunto de sobrados da Rua da Aurora, onde está o Palacete do Conde da Boa Vista, o Palácio Joaquim Nabuco e o Ginásio Pernambucano; Faculdade de Direito; Solar do Pombal (antiga residência do Visconde de Suassuna); Palácio da Soledade; Quartel da Polícia Militar de Pernambuco; e o conjunto de palacetes da Rua Benfica.
Como participar dos passeios 
Os interessados em participar de qualquer um dos passeios devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h da sexta-feira (25). Todos os passeios são gratuitos, mas os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Programação dos passeios 
Olha! Recife no Rio
Tema: Recife e seus bairros
Quando: Sábado (26), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Mercados Públicos
Quando: Sábado (26), 14h
Saída: Praça do Carmo, Santo Antônio

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Recife Mal Assombrado
Quando: Sábado (26), às 18h
Saída: Praça do Carmo, Santo Antônio

Olha! Recife Pedalando
Tema: Palácios e Solares
Quando: Domingo (27), às 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a Pé
Tema: Caminhada fotográfica – Arruando pelo Recife
Quando: Domingo (27), às 9h
Saída: Praça do Arsenal



Fonte: Prefeitura do Recife 
Imagens:Marcos Pastich/Arquivo PCR
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA