Inscrições para o Dia Mundial do Turismo

16 setembro 2015 | Postado por casinhadacys

 Dia Mundial do Turismo programação em Recife
Para discutir soluções inovadoras para driblar a crise e estimular a busca por singularidades e diferenciais criativos entre os cartões-postais recifenses, a Prefeitura do Recife realizará uma extensa programação, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, para celebrar o  Dia Mundial do Turismo. Programação contará com palestras, oficinas e passeios e será protagonizada por nomes como Ana Carla Fonseca e Lucas Foster, dois dos mais referendados pensadores brasileiros sobre economia criativa. A programação preparada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife para celebrar o Dia Mundial do Turismo não termina aí. Nem começa. Na verdade, estreia nos dias 26 e 27, com três passeios do Olha! Recife: um mal assombrado, de ônibus, no dia 26, com destino a alguns dos mais assustadores cartões-postais do Recife; outro de jardineira, no dia 27, em parceria com a Jardineira Tour, com destino à Casa Amarela, Casa Forte, Jaqueira, Graças, orla de Boa Viagem, São José e Recife Antigo; e outro a pé, com participação de fotógrafos profissionais do coletivo Casa das Máquinas, que darão dicas aos participantes de como explorar os melhores ângulos recifenses.
Os palestrantes mais esperados são Ana Carla Fonseca e Lucas Foster, dois dos mais referendados nomes brasileiros no que diz respeito à economia criativa, cidades criativas, negócios e desenvolvimento.    Mestra em administração, doutora em urbanismo, professora e coordenadora de cursos de pós-graduação no Brasil, na Espanha e na Argentina, além de consultora e assessora para a ONU (PNUD, UNESCO E UNCTAD) sobre economia criativa, Ana Carla, que foi consultora para a América Latina e o Caribe dos relatórios globais Creative Economy Report 2008 e 2013, diz enxergar no Recife uma forte vocação para negócios criativos. Especialmente no Recife Antigo, bairro que abriga o Porto Digital, robusto parque tecnológico composto por 250 empresas e instituições, que empregam mais de sete mil pessoas e contam com o valioso aval de oito multinacionais como IBM, Microsoft e Accenture. 
O trade turístico recifense, na opinião da especialista, tem que beber nessa fonte para promover inovações criativas, que são sempre uma boa saída para momentos de forte turbulência econômica, como este que o país atravessa. 
Além dela, o fórum contará com a participação de outros importantes empreendedores locais e nacionais como Lucas Foster, psicólogo e consultor em criatividade, economia criativa e desenvolvimento, além de fundador e diretor executivo da ProjectHub, primeira rede internacional para empreendedores da economia criativa estabelecida no Brasil. 
Entre os empreendedores locais presentes na programação, destacam-se Mauro Lima, do Taxi Cultural; Victória Moura, sócia proprietária do novo Azul Fusca Hostel; e Lúcia Helena Guimarães Rodrigues, idealizadora do projeto O Mundo Lá de Casa. 

Oficinas
Os dias 28 e 30 serão dedicados às discussões sobre o mercado de turismo e lazer a partir da ótica de empresários locais, que ministrarão oficinas com temas os mais diversos, durante os expedientes da manhã e da tarde.No dia 28, serão oferecidas três oficinas, com os temas: Práticas criativas no desenvolvimento de produtos turísticos; Turismo de experiência na comunidade; e Aplicativos mobile como ferramenta de desenvolvimento do turismo.
No dia 30, as oficinas tratarão de: Turismo comunitário, fazeres e perspectivas; Acessibilidade comunicacional no turismo; e Museus e turismo, possibilidades e práticas.
Inscrições
Para se inscrever em qualquer uma das oficinas e palestras dos dias 28, 29 e 30 e também para os passeios dos dias 26 e 27, basta acessar o site www.turismonorecife.com.br. Cada participante pode se inscrever em duas oficinas, um passeio, além do fórum. A inscrição é gratuita.

Fórum Panrotas
Para a semana dedicada ao turismo, o Recife sedia pela primeira vez o Fórum Panrotas, que reunirá, a partir das 13h do dia 1º de outubro, no Courtyard Recife Boa Viagem, os palestrantes Maurici Júnior, especialista em marketing digital e comércio eletrônico; Zé Luiz Tavares, da área de publicidade e propaganda; e o jornalista Arthur Luiz Andrade. Eles falarão sobre negócios de viagem na era da internet e sobre as transformações do setor do turismo. O evento é exclusivo para convidados.
  
Programação Dia Mundial do Turismo
26/09 - Olha! Recife Mal Assombrado
Roteiro de ônibus
Horário: 18h
Saída: Praça do Arsenal
Vagas: 50

27/09 - Olha! Recife Fotográfico
Roteiro a pé
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal
Vagas: 30

27/09 - Olha! Recife Itinerante
Roteiro em ônibus jardineira, parceria com a Jardineira Tour
Horário: 14h
Saída: Cais da Alfândega
Vagas: 35
  
28/09 - Oficinas
Oficina 1
Tema: Práticas criativas no desenvolvimento de produtos turísticos
Horário: 8h às 12h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho – Recife Antigo
Vagas: 30 vagas
Palestrante: Larissa Almeida, Loa Turismo - Formada em Hotelaria e mestre em administração, é professora dos cursos de gastronomia e eventos nas disciplinas de serviço e qualidade no atendimento. Consultora de turismo e empreendimentos de economia criativa, também atua com modelagem de negócios sociais.

Oficina 2
Tema: Turismo de experiência na comunidade
Horário: 8h às 12h
Local: ONG Centro Educacional Saber Viver - Ilha de Deus
Vagas: 20 vagas
Palestrante: João Paulo - Bacharel em Turismo e mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, já atuou como técnico do Projeto PORTURISMO, em Ipojuca-PE, como desenvolvedor da INCUBACOOP/UFRPE e como consultor do Ministério do Turismo na implementação do Programa de Mobilização do Turismo Local, cuja finalidade era mapear as oportunidades de turismo de base comunitária existentes nos destinos turísticos indutores de Pernambuco. Atualmente é articulador do controle social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, onde atua no processo de mobilização e coordenação de fóruns e comitês em localidades com alto índice de vulnerabilidade social localizadas na zona sul do Recife. Também é professor universitário desde 2013.

Oficina 3
Tema: Aplicativos mobile como ferramenta de desenvolvimento do turismo
Horário: 14h às 18h
Vagas: 40
Local: Jump Brasil Aceleradora de trabalhos, na Rua do Lima
Palestrante: Diego Lima - Bacharel em Ciências da Computação, Diego é desenvolvedor mobile sênior na Mesa. Com ampla experiência em soluções mobile, já desenvolveu aplicativos nas mais diversas áreas para grandes empresas nacionais e internacionais. Também mantém alguns projetos pessoais Open Source que auxiliam outras pessoas na criação de aplicativos.
  
29/09 - Fórum comemorativo do Dia Mundial do Turismo
Horário: 18h30 às 22h
Local: Teatro Apolo
Tema: Cidades Criativas, Cidades turísticas.
A proposta do evento é discutir os benefícios que um destino tem ao se tornar “cidade criativa”, título conferido pela UNESCO.
  
Roteiro
18h30 – Abertura do evento com a palavra do Secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões
18h45 – Palestra 1 – Ana Carla Fonseca – Garimpo de Soluções
19h30 – Palestra 2 - Lucas Foster – ProjectHub
20h15 – Roda de perguntas
20h30 – Cases de sucesso (15 min cada)
- Das 20h30 às 20h45: Taxi Cultural - Mauro Lima - Empresário com experiência diversificada nos segmentos de marketing cultural, projetos educativos, sociais e de entretenimento.
- Das 20h45 às 21h: Azul Fusca Hostel - Victória Moura - Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagem pela Universidad de Sevilla, na Espanha, onde cursou e  Planeamiento Territorial y Metropolitano e Fundamentos del Habitar.
- Das 21h às 21h15: O mundo lá de casa  - Lúcia Helena Rodrigues - Pediatra neonatologista. Trabalha na emergência do Imip e no Cisam, é preceptora do internato de pediatria da Faculdade Pernambucana de Saúde e supervisora em Educação Permanente na Saúde Indígena. Às quintas, é garçonete.
- Das 21h15 às 21h30: Olha! Recife - Bráulio Moura - Gerente de Produtos Turísticos da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, é gestor do Olha! Recife, Recife Sagrado e Recife da Gente. Bacharel em Turismo e especialista em História do Nordeste do Brasil, é também artista plástico e contador de histórias. 
- Das 21h30 às 21h50: Rodada de perguntas

30/09 - Oficinas
Oficina 1
Tema: Turismo Comunitário: fazeres e perspectivas
Horário: 8h às 12h
Local: Paço do Frevo
Vagas: 30
Palestrante: Leila Nascimento - Graduada em Turismo e mestre em Antropologia, é atualmente coordenadora do Núcleo Educativo e de Programação Cultural do Paço do Frevo/IDG. Foi assessora da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe, professora da pós graduação em Cultura Pernambucana e supervisora dos Inventários de Referências Culturais de Pernambuco - Maracatu Nação, Caboclinho, Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto, do Inventário da Ciranda. É também pesquisadora da Inscrição do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, além de ter experiência nas áreas de cultura popular, educação e patrimônio imaterial.

Oficina 2
Tema: Acessibilidade comunicacional no turismo
Horário: 8h às 12h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)
Vagas: 40
Palestrante: Andreza Nóbrega - Vouver Acessibilidade)- Mestre em Educação, possui graduação em Artes Cênicas. É pós-graduanda em Audiodescrição, coordenadora de projetos da VouVer Acessibilidade, atriz e produtora cultural, Tem experiência na área de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual e auditiva, atuando como audiodescritora-roteirista e narradora em produções culturais, artísticas, educacionais, esportivas. Coordena e ministra cursos na área da inclusão.

Oficina 3
Tema: Museus e turismo: possibilidades e práticas
Horário: 14h às 18h
Local: Paço do Frevo
Vagas: 30
Palestrantes: Eduardo Pinheiro - Graduado em História, especialista em Gestão Cultural e em História das Artes e das Religiões, é mestre e doutorando em Antropologia e membro do Observatório de Museus e Patrimônio Cultural - OBSERVAMUS (DAM/PPGA/UFPE) e do Observatório do Frevo. Atualmente ocupa o cargo de Gerente Geral do Paço do Frevo.
Nicole Costa - Gerente de Conteúdo do Paço do Frevo, é doutoranda em Antropologia e coordenadora cultural voluntária da Central Única das Favelas de Pernambuco (CUFA-PE), criando e realizando ações formativas e reflexivas em cultura. Atua como arte-educadora em instituições museais no Recife desde 2000. Já atuou como coordenadora de um bacharelado em Artes Visuais entre abril/2010 e fevereiro/2013. Realizou consultoria educativa para a Fundação Roberto Marinho, em programas de formação de professores. Tem experiência na área de artes, atuando e pesquisando sobre antropologia e arte-educação.
  
1/10 – Fórum Panrotas
Horário: 13h
Local: Courtyard Recife Boa Viagem
Tema/Palestrante:
- Dez passos para maximizar seus negócios de viagem na era da internet/ Maurici Júnior - Especialista em Marketing Digital e Comércio Eletrônico 
- A transformação do Mercado de Viagens: como criar propostas de valor em tempos de ruptura/Zé Luiz Tavares - Especialista em Publicidade e Propaganda. - O que está acontecendo nos setores do turismo/ Arthur Luiz Andrade - Jornalista.






Fonte: Prefeitura do Recife
Imagem: Antônio Tenório/PCR
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA