Envelhecer com saúde é possível

30 setembro 2015 | Postado por casinhadacys

Dia do Idoso 1 de outubro
Para muitos, velhice é sinônimo de doença. No entanto, chegar à terceira idade pode ser bastante prazeroso e saudável. “O que seremos na velhice é reflexo do que fizemos na juventude. Portanto, uma pessoa com hábitos saudáveis tem mais chances de ter um envelhecimento bem sucedido”, afirma a geriatra Karine Miranda, do Hospital Esperança Recife.  Hábitos alimentares e prática de atividades físicas são fundamentais em todas as fases da vida. Mesmo com o avanço da idade, o corpo precisa estar em movimento e é importante atentar ao que se consome. A dica é a mesma para qualquer idade: procure incluir na dieta fibras, frutas, legumes, verduras, carnes magras, alimentos integrais e as gorduras boas (peixes, castanhas e óleos vegetais), que são excelentes aliadas da saúde do coração. Em relação à hidratação, o ideal é consumir no mínimo dois litros de água por dia. Isso ajuda a melhorar a digestão e reduzir o inchaço do corpo. 
Envelhecer com saúde é possível
Já a prática de exercícios precisa ser adequada, levando-se restrições em consideração – como problemas nas articulações, por exemplo. Caminhada, atividades em equipe, natação, hidroginástica, há uma infinidade de opções que podem ser escolhidas de acordo com as necessidades e preferências de cada um. “O importante é que o idoso seja ativo, pois a prática de exercício físico elimina a indisposição e auxilia no controle de algumas doenças, como diabetes e hipertensão. Além disso, ainda pode evitar a obesidade, reduzir a perda de massa óssea e muscular”, diz a médica. 
Outro ponto fundamental é a qualidade do sono. É nesse momento que ocorrem os processos metabólicos que tendem a equilibrar o organismo. Noites mal dormidas antecipam o envelhecimento, dificultam a concentração e atrapalham a disposição. O check-up anual também é importante, pois identificar doenças em fase inicial aumenta as chances de tratamento e a qualidade de vida.
No entanto, nada é tão importante quanto sentir-se bem. É fundamental que não haja isolamento na velhice. O convívio social é muito importante. Visite os amigos, vá ao cinema, conheça novos lugares, adote e coloque em prática um hobby – como pintura, leitura, dança, o que deixar mais feliz. Além de estimular o raciocínio, essas atividades são excelentes para evitar a solidão e relaxar corpo e mente. 


Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA