Som que faz bem ao corpo e coração

10 agosto 2015 | Postado por casinhadacys

 
Nas terças-feiras, a cada quinze dias, é dia de música no Hospital Jayme da Fonte, quando o som do violino ecoa pelos corredores. O responsável é o músico Carlos Pedrosa, 74 anos. O violinista, com repertório que vai do clássico ao popular, afirma que a música ajuda a diminuir o sofrimento das pessoas. “Já toquei em vários hospitais, até ser convidado para desenvolver este trabalho no Hospital Jayme da Fonte. Apesar da experiência, aqui foi diferente. Hoje toco quinzenalmente, não só para os pacientes dos leitos, mas também para os da UTI e isso vem me trazendo boas surpresas”, ressalta.  O som do violino de Carlos encanta a todos no hospital. Na UTI o som conforta e transforma, levando mais leveza para os profissionais e pacientes. Por alguns instantes a dor vai embora e a tristeza logo dá vez ao bem-estar que só a música proporciona. Ele mesmo afirma: “A princípio eu não esperava tamanha emoção, é extremamente gratificante para mim”. 

A cada encontro uma experiência nova comprova cada vez mais a eficácia da música no ambiente hospitalar. Emocionado, Carlos lembra de um momento especial: Certo dia, na UTI, cheguei até um paciente e perguntei se ele gostava de violino e ele me deixou surpreso quando respondeu que não. ‘Sou sertanejo e gosto é de sanfona, de Luiz Gonzaga’. Então, sem pensar, comecei a tocar Asa Branca. Foi comovente ver aquele senhor com lágrimas nos olhos. Têm ainda casos de pessoas que quando voltam do coma, perguntam sobre a música que ouviam e pedem para ouvir novamente. Também já aconteceu de familiares me ligarem para agradecer”, recorda o músico. 
Para Marcelo Rosas, gerente administrativo do Jayme da Fonte, a musicoterapia é parte da estratégia de tratamento do hospital e mais uma ação que colabora com a humanização dos serviços hospitalares. “Desde que implantamos a musicoterapia no Jayme da Fonte, observamos que houve uma melhora significativa na recuperação dos pacientes. Estudos mostram que a música provoca efeitos bioquímicos e atua em neurotransmissores, como a serotonina. São benefícios que agem diretamente na melhora do humor e, em muitos casos, chegam a antecipar a alta médica”, explica o gestor.  

Hospital Jayme da Fonte
www.jaymedafonte.com.br
Endereço: Rua das Pernambucanas, 167, Graças. 
Fone: (81) 3416.0000

  

Fonte: Brava Comunicação 
Imagem: Divulgação 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA