Psicólogo: um profissional a serviço do bem-estar

27 agosto 2015 | Postado por casinhadacys

Psicólogo: um profissional a serviço do bem-estar
A psicologia é uma profissão que atende demandas variadas em diferentes contextos, tendo como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida. “O psicólogo é um profissional que, acima de tudo, trabalha com as diversas formas de desenvolvimento e expressão da subjetividade humana, devendo intervir no bem-estar (psíquico) do indivíduo integrado em uma sociedade”, explica a psicóloga Rosane Nascimento e Silva, do CPPL.  
“Em uma época em que as formas de organização e convívio em sociedade exigem bastante do ser humano, os questionamentos, estereótipos, exigências sociais, globalização e expressões midiáticas têm gerado bastante angústia e sofrimento, levando o indivíduo a, com frequência, questionar sua própria existência, seja pessoal ou profissionalmente”, avalia Rosane sobre a importância do papel do profissional de psicologia, cuja graduação tem a duração de cinco anos. Para algumas áreas de atuação, existe ainda a necessidade de cursos de especialização e pós-graduação, ou mesmo o início de um processo psicoterapêutico e/ou supervisão clínica – no caso da área clínica.
Em relação à atuação no mercado de trabalho, o profissional em psicologia pode estar presente em setores mais tradicionais – psicologia clínica, escolar e organizacional –, na área do trabalho (empresas, fábricas e área de gestão) ou mesmo em setores mais recentes: “Alguns com menos de dez anos de mercado, como esportes, saúde pública, jurídica e home care”, enumera Rosane Nascimento. Em todos os casos, o objetivo da atuação do profissional é o mesmo: “Atuar nos conflitos e entendimento dos processos envolvendo os indivíduos, de acordo com as necessidades de cada área”, completa a psicóloga Rosane Nascimento e Silva, do CPPL.




Texto: Brava Comunicação.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA