Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) recebe duas mostras

18 agosto 2015 | Postado por Casinha da Cys

A partir de 18 de agosto (terça-feira), o MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe duas mostras em suas dependências: a exposição Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, em parceria com o Itaú Cultural; e Inimigos, do pernambucano Gil Vicente. Ambas serão abertas ao público a partir das 19h30  com entrada franca. 

Moderna Para Sempre
Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural tem curadoria de Iatã Cannabrava, e mergulha no movimento fotoclubista brasileiro, lançado no final da década de 1930. Ela é composta por um conjunto de 130 obras de 29 artistas, que remontam aos anos de 1940 a 1970, quando, na esteira do modernismo europeu e americano, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica. 
Instalada em dois andares do museu Moderna para Sempre tem obras consideradas raras, como a Bailarina do Balé da Juventude UNE, Rio de Janeiro- RJ realizada por Thomaz Farkas em 1947, exposta pela primeira vez fora do instituto. Entre outras obras que atestam este acervo como o mais importante em registro modernista brasileiro, estão um conjunto de dez fotografias abstrato-geométricas de Ademar Manarini, a obra Arabescos em Branco (1960) e A Folha Morta (1953), de Gertrudes Altschul, rara representante do gênero feminino no fotoclubismo da década de 1940. 
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)

Na abertura, a partir das 18h30, o curador Iatã Cannabrava recebe o pesquisador e curador da Fundação João Nabuco, Moacir dos Anjos, para um encontro aberto ao público chamado Outras Modernidades. Eles falam sobre as fotografias presentes na mostra e na Coleção Itaú Unibanco, bem como alguns desdobramentos contemporâneos do estilo em questão. A exposição fica aberta à visitação pública no período de 19 de agosto a 18 de outubro. 
Já exibida em diferentes recortes em 10 cidades – Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Ribeirão Preto, São Paulo e Santos, no Brasil, além de Assunção, no Paraguai, Cidade do México, no México, e Lima, no Peru – a mostra chega em Recife com quase a totalidade de obras da coleção, composta por 138 obras, respondendo como a segunda maior já exibida em todas as itinerâncias. 
INIMIGOS
O Mamam expõe pela primeira vez as peças dessa exposição adquiridas pelo museu, através do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/Funarte 2014 para acervos públicos do Brasil, do qual foi vencedor. A mostra é composta por dez desenhos em carvão sobre papel. Antes de ser premiada, a série foi exibida em Recife, Natal, Campina Grande, Porto Alegre e na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010.

SERVIÇO
Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural
Abertura: terça-feira, 18 de agosto, às 19h30
Período: de 19 de agosto a 18 de outubro

Inimigos, de Gil Vicente
Abertura: terça-feira, 18 agosto, às 19h30
Período: de 19 agosto de 2015 a 16 de fevereiro de 2016
Entrada franca
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam)
Rua da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife, PE
Horário de visitação: De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 18h
                                  Sábados e domingos, das 13h às 17h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Rua Aurora, 265 – Boa Vista
Tel.: 81 3355-6870 / 6871 



Imagens: Bailarina Balé da Juventude - Thomaz Farkas / Acervo Itaú Cultural
Homem Guarda Chuva - German Lorca / Acervo Itaú Cultural
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA