CAIXA Cultural Recife apresenta Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz

25 agosto 2015 | Postado por casinhadacys


Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz
Inédito no Recife, novo projeto do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias terá várias atividades A CAIXA Cultural Recife apresenta a instalação interativa e a performance Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, criada pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias  e inspirada num conto popular dos povos nômades do norte da África. O projeto estreia dia 27 de agosto e fica em cartaz até 27 de setembro. Inédito na cidade, a instalação tem direção artística da educadora e contadora de histórias ganense, Inno Sorsy, e supervisão cenográfica da atriz e artista visual, Analu Prestes. Os atores do grupo – Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart – contam a saga do herói Shtim-Shlim. A programação é toda gratuita e também inclui atividades paralelas com horários específicos: apresentações fechadas para grupos, duas oficinas e uma mesa-redonda. A abertura acontece às 19h e tem entrada franca.
O público participa do projeto de duas maneiras principais: visitando a instalação interativa, que ficará em exposição diariamente (exceto às segundas) ou participando das performances, que acontecem aos sábados e domingos às 15h. A performance narra as aventuras do jovem Shtim-Shlim e o espectador é convidado a ouvir a história percorrendo o cenário repleto de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. Entres as peças, está uma árvore de quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato que permite o visitante atravessá-la. A classificação indicativa é a partir dos 6 anos. O público também pode participar das atividades paralelas.
“Nossa ideia era criar uma instalação em que o público pudesse percorrê-la enquanto contávamos as aventuras de Shtim-Shlim. Nós criamos os objetos de tecido em larga escala, para que o espectador pudesse ter a sensação de estar dentro da casa do mago, do castelo da princesa”, explica o ator e idealizador Cadu Cinelli, que também assina a coordenação geral.
Quando criança, Shtim-Shlim tem um sonho estranho e premonitório: ele vê o sol entrando pela manga direita de sua camisa e a lua entrando pela esquerda. O pai interpreta o sonho do menino dizendo que ele vai se casar duas vezes. Ele cresce com essa visão na cabeça e, quando jovem, decide partir em busca de conhecimento com um velho mago que ensina “o tudo e a magia acima do tudo”, mas que mata os seus discípulos após o teste final. Com a ajuda da filha do feiticeiro, ele consegue se salvar e volta para a casa do pai. O mago fica furioso e vai atrás dele. “A partir desse ponto da história, Shtim-Shlim e o velho mago começam uma grande batalha de magia. Eles se transformam em diferentes objetos e animais. É uma grande aventura”, adianta Cadu.
Tapetes Contadores de história em Recife na Caixa Cultural
Os Tapetes Contadores de Histórias
Criado em 1998, o grupo de atores e contadores de histórias é formado por Andrea Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Rosana Teátegui e Warley Goulart. A companhia produz e realiza espetáculos, sessões de histórias, oficinas, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro. O grupo cria e utiliza diferentes objetos (tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano) como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, com o intuito de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura.
Atualmente, a trupe tem um acervo de 54 objetos que correspondem a um repertório que vai desde contos populares de origens diversas (Ásia, África, América do Sul e Europa) a escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jutta Bauer, Manoel de Barros, Marina Colasanti, Peter Bichsel e Ricardo Azevedo.
Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Fone: (81) 3425-1900 / 3425-1915
Abertura: 27 de agosto às 19h
Visitação à exposição interativa
Data: 28 de agosto a 27 de setembro
Horário: terça a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 17h
Entrada Franca
Programação
Performances Shtim Shlim para público espontâneo
Data: 28 de agosto a 27 de setembro
Horário: sábados e domingos, às 15h.
Distribuição de senhas 30 minutos antes.
Classificação Indicativa: a partir dos 6 anos
Vagas: 40
Entrada Franca
Performances Shtim Shlim para grupos fechados de escolas
Data: 28 de agosto a 27 de setembro
Horário: terças e quintas, às 15h. Quartas e sextas, às 10h
Agendamentos: (81) 3425-1900 / 3425-1915  e-mail: gentearteirape@gmail.com
Classificação Indicativa: a partir dos 6 anos
Vagas: 40
Entrada Franca

Oficina A arte de contar histórias, com Inno Sorsy
A contadora de histórias e diretora do espetáculo Inno Sorsy ministrará uma oficina com 12 horas de duração. A oficina tem como objetivo explorar o ofício do contador de histórias, que consiste em aprender a ver e a contar uma história da forma mais bela e efetiva possível.
Data: de 01 a 04 de Setembro
Horário: 18 às 21h
Vagas: 25
Inscrições: (81) 3425-1900 / 3425-1915 e-mail: gentearteirape@gmail.com
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Franca

Ateliês de histórias: oficina sobre a arte de contar histórias
Intercalando teoria e prática, a oficina se dedica à arte de contar histórias e seus
desdobramentos, onde os participantes passam por dinâmicas em torno das áticas
narrativas, do diálogo entre narração e animação de formas e criação de suportes
plásticos (tapetes, painéis etc.). Com duração de 12 horas, a oficina será ministrada por Warley Goulart, um dos coordenadores do grupo.
Data: De 15 a 18 de setembro
Horário: 18h às 21h
Local: CAIXA Cultural Recife
Vagas: 25
Inscrições: (81) 3425-1900 / 3425-1915 e-mail: gentearteirape@gmail.com
Classificação Indicativa: 16 anos.
Entrada Franca

Roda de Conversa
Roda de Conversa com a presença do psicopedagogo, fotógrafo e arte educador Thiago Borazanian e do ator, contador de histórias e artista visual Cadu Cinelli, abordando os estímulos e ambientes artísticos e culturais atualmente disponíveis para crianças e jovens, e sua influência na percepção e na educação a partir das seguintes questões: o que as escolas, os museus e a instituições culturais estão fazendo para manter esses espaços como espaços de vida? As pessoas se veem nesses espaços? Sentem que pertencem a eles? Qual o papel dos educadores e mediadores?
A partir desses questionamentos, e de outros que surgirão, a proposta traz um bate-papo sobre a busca de autonomia e emancipação dos sujeitos através da experiência.
Data: 23 de setembro
Horário: 18 às 21h – com distribuição de senhas 1h antes do início
Local: CAIXA Cultural Recife
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Franca.


Imagens: Divulgação  
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA