A melhor dieta é a balanceada

31 agosto 2015 | Postado por casinhadacys

Dia do Nutricionista 31 de agosto
Dieta da proteína, do shake, da sopa, da lua. São muitas as receitas que prometem resultados rápidos e milagrosos. Mas você sabia que, na maioria dos casos, dietas restritivas não são saudáveis? “O corpo necessita de todos os grupos alimentares para se manter saudável. O segredo está em adequar a quantidade e qualidade do que se come”, explica Gabriela Tabosa, coordenadora de Nutrição do Hospital São Marcos, localizado no Recife e integrante da Rede D’Or São Luiz em Pernambuco. 
Carboidratos, frutas, legumes, verduras, carnes, leguminosas, laticínios e até mesmo gorduras são importantes para o bom funcionamento do organismo, basta escolher de maneira inteligente esses alimentos. Os grupos alimentares são responsáveis por fornecer nutrientes, são fonte de energia, formam e mantém músculos, sangue, ossos, pele e órgãos. Portanto, é fundamental mantê-los na dieta, em doses moderadas, que podem ser indicadas por um profissional de Nutrição. 
Mas se a ideia é emagrecer, qual o caminho mais saudável? “Dietas devem levar em consideração hábitos alimentares individuais e necessidades de cada organismo. O mais importante é saber que passar fome, definitivamente, não é a escolha mais indicada para perder peso corpóreo com saúde”, alerta a nutricionista.
Então, vamos às melhores escolhas: 
- Opte por alimentos integrais (cereais, pães e grãos). Além de serem ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, eles promovem sensação de saciedade, reduzem os níveis de colesterol (gordura) e glicose (açúcar) no sangue e melhoram o funcionamento intestinal. 
- Sempre que possível, inclua uma salada antes do almoço e jantar. Assim, evitará exageros na refeição principal. 
- Evite alimentos industrializados, pois possuem excesso de açúcar e sal. 
- Troque o refrigerante por sucos naturais de frutas. Você irá reduzir calorias, níveis de açúcar e evitar a ingestão de fosfatos, que em excesso enfraquecem os ossos. 
- Coma de maneira fracionada. O ideal é a cada três horas para evitar tentações. 
- Dê prioridade às frutas e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) para os lanches. São excelentes fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais.  

Efeito sanfona  – Além de trazer riscos à saúde – como carência de nutrientes, hipoglicemia (redução da quantidade de glicose no sangue), entre outros – as dietas restritivas também são responsáveis, muitas vezes, pelo temido efeito sanfona. Isso se dá porque reduzem ao máximo a quantidade de alimentos ingeridos. Quando passamos muito tempo sem comer, o organismo interpreta como uma ameaça e diminui a velocidade do metabolismo para armazenar energia. Isso diminui a queima de calorias e pode tornar o processo de emagrecimento cada vez mais difícil. “Por isso é tão comum ver pessoas engordarem novamente após dietas ditas milagrosas. O melhor, sempre, é optar por uma dieta balanceada e aliar bons hábitos alimentares à prática de exercícios físicos, que acelera o gasto calórico”, explica Gabriela Tabosa.   



Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA