A CAIXA Cultural completa 35 anos

10 agosto 2015 | Postado por casinhadacys

Para celebrar o aniversário da CAIXA Cultural  a programação das unidades culturais será especial durante todo o mês. Serão realizadas 21 apresentações musicais, 20 exposições, 13 oficinas, quatro exibições de filme, três espetáculos de teatro, entre outras atrações. No mês da comemoração são esperadas mais de 150 mil pessoas nas unidades da CAIXA Cultural do país. Nos últimos três anos, a CAIXA investiu mais de R$ 214 milhões em cultura, contemplando 1.357 projetos. Apenas em 2014, o investimento foi de R$ 89 milhões em 324 projetos culturais apresentados nas sete unidades em funcionamento: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife e Curitiba. Ano passado, mais de 1,6 milhão de pessoas visitaram as unidades da CAIXA Cultural. Chamado inicialmente de Conjunto Cultural, o primeiro espaço foi aberto em Brasília no ano de 1980. Desde então, a CAIXA já inaugurou unidades em outras seis capitais do país: Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Recife, ampliando seu impacto no cenário cultural brasileiro. 
Para comemorar a data, a CAIXA Cultural Recife preparou uma programação especial para todo o mês de agosto, começando no dia 12, com a abertura da exposição “Abelardo da Hora – 90 anos de arte”, às 19h, com entrada gratuita. Além da mostra, a programação conta com espetáculos de música e dança, oficinas, seminários e debate.  

A CAIXA Cultural completa 35 anos
Em Recife, a CAIXA Cultural foi inaugurada em 15 de maio de 2012, no histórico prédio Arnaldo Dubeux, situado no quarteirão formado pelas ruas Bom Jesus, Barbosa Lima e Alfredo Lisboa, em frente à praça do Marco Zero, cartão postal da capital pernambucana. O prédio de estilo neoclássico foi projetado pelo arquiteto francês Georges Henry Munier para ser a sede do Bank of London & South América Limite. Em 1977, o banco foi vendido para a Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba – BRV e funcionou como sua sede até 2001. Em 2006, o espaço foi adquirido pela CAIXA Econômica Federal. A edificação foi reformada e restaurada até ser aberta ao público em 2012.

De 15 maio de 2012 a 31 de julho de 2015 a CAIXA Cultural Recife realizou 219 eventos e recebeu um público de mais de 410 mil visitantes. Já passaram pelo espaço mostras como a dos pintores Salvador Dalí e Ruan Miró, do quadrinista Ricardo Liniers, do xilogravurista Goeldi, do artista plástico Alexandre Farto, alem dos cantores Geraldo Azevedo, Zizi Possi, o pianista Artur Moreira Lima e tantas outras atrações nos gêneros da música, dança, teatro,
cinema, artes visuais e cursos diversos. 
A CAIXA Cultural completa 35 anos
Confira a agenda completa do mês comemorativo em Recife:

07, 08, 14 e 15/08 – Música: Pelo Mundo com Mawaca – espetáculo infantil, que leva o público mirim a viajar pelo mundo por meio de uma trama repleta de sons e histórias.

12/08 – Artes Visuais: abertura da exposição “Abelardo da Hora – 90 anos de arte” – 110 esculturas, desenhos e painéis do artista plástico pernambucano.

12 e 13/08 – Palestra e oficina sobre musicalização infantil – atividade apresenta ao público as técnicas e benefícios do uso da música com crianças entre quatro meses e cinco anos de idade.

13/08 – Oficina Viajando com Mawaca - atividade com crianças de 6 a 11 anos que integra o projeto “Pelo Mundo com Mawaca.

14 e 15/08 – Seminário: Arte & Educação sob o espírito modernista em Pernambuco” –pesquisadores, artistas e profissionais da educação se reunem para duas mesas de debate sobre arte moderna no estado.

16/08 – Oficina “De olho na Estampa – Portinari” – os participantes aprenderão técnicas de estamparia a partir da observação de temas retratadas na arte de Portinari.

18/08 – Música: Concerto da Orquestra Criança Cidadã.

18 a 29/08 – Cinema: Autorretratos: Documentários Autobiográficos - esta mostra de cinema reúne o que há de mais significativo na produção de documentários nos quais os próprios diretores são o foco de suas câmeras.

20 a 22 e 27 a 29/08 – Teatro: Odisséia – The Paper Cinema (Teatro) - Sem palavras, o espetáculo reconta a Odisséia de Homero com recursos de animação, utilizando objetos e ilustrações executadas em tempo real, projeção e música ao vivo.

25/08 – Solo Música: Ricardo Rodrigues - Espetáculo solo do oboísta fluminense, que há 15 anos vive na Alemanha.

27/08 – Artes Visuais: abertura da exposição “Shtim Shlim: o sonho de um aprendiz” -  O projeto é uma instalação performática com narração proposta pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, baseado no conto Berbere Shtim Shlim.

35 anos da CAIXA Cultural
Local: CAIXA Cultural Recife, Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo. – 3425-1900/1915 
Período: No mês de agosto de 2015.


Fonte: CAIXA Cultural Recife. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA