Lanches divertidos e nutritivos para crianças

23 janeiro 2016 | Postado por casinhadacys

A alimentação merece cuidado redobrado e uma dose extra de criatividade para oferecer opções saudáveis para os pequenos. A recomendação é evitar alimentos gordurosos, excesso de açúcar e sal. “Produtos industrializados, como sucos em caixinha e fast-food, são prejudiciais à saúde da criança e também contribuem para o aumento do peso corpóreo”, explica a coordenadora de nutrição do Hospital São Marcos, Gabriela Tabosa.     
Para as crianças que ainda não estão muito habituadas a frutas, verduras e legumes, o período de recesso escolar é ideal para propor um cardápio com esses ingredientes. “Experimente preparar uma salada com tomates em forma de flores, um boneco com ovo cozido, cenoura e azeitonas e sanduíches com queijos magros e legumes imitando rostinhos. As crianças adoram”, conta a nutricionista. 
Outro fator importante é fazer as refeições junto com os pequenos, mostrando bons hábitos alimentares. “As crianças aprendem muito pelo exemplo. Se os pais se alimentam corretamente, é grande a chance delas seguirem um cardápio saudável”, diz. 
As escolhas dos ingredientes são fundamentais para montar pratos nutritivos. Optar por pães, torradas e grãos integrais e trocar as frituras por assados são boas opções. Vitaminas, sucos de frutas, biscoito de aveia, salada de frutas, iogurte com granola, torta com recheio de frango e legumes são algumas sugestões nutritivas para saciar a fome dos pequenos.  Também é importante que as crianças mantenham o padrão nos horários das refeições, com café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Assim será possível equilibrar a ingestão de carboidratos, vitaminas e proteínas, fundamentais para o bom desenvolvimento. É claro que é quase inevitável negar chocolates, doces e balas. “O segredo estar em não cometer excessos. Ofereça sobremesas com iogurte desnatado, ao invés de cremes e chantilly, por exemplo; prefira os bolos de laranja e cenoura aos de chocolate e evite os refrigerantes, que possuem alto teor de açúcar e sódio”, recomenda Gabriela Tabosa.  

Confira algumas dicas bacanas que encontramos 















Texto: Lidiane Dias
Imagens: Arquivo pessoal Casinha da Cys e imagens da internet. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA