Mostra de Filmes Japoneses na CAIXA Cultural Recife

17 março 2015 | Postado por casinhadacys

Em comemoração aos 120 anos de Amizade entre Japão e Brasil a CAIXA Cultural Recife, o Consulado do Japão e a Fundação Japão São Paulo apresentam de 19 a 21 a Mostra de Filmes Japoneses. São quatro filmes ambientados no Japão e que retratam a vida cotidiana do país. Além das películas especialmente trazidas para o evento, a cada dia será exibido um curta animé, como são chamadas as famosas animações produzidas no Japão. A entrada é gratuita por meio de senha, que será distribuída uma hora antes de cada sessão. Em 2015 se comemoram os 120 anos desde a assinatura oficial das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil. Os imigrantes japoneses supriram a falta de mão de obra brasileira à época, e fizeram a vida valorizando ambas as culturas. Hoje formam a maior sociedade Nikkei do mundo, estimada em 1,6 milhões de pessoas.

Mostra de Filmes japoneses
Quando: 19 a 21 de março
Local: Sala Multimídia da CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo. Fone: 3425-1900/ 1915
Ingressos: gratuito. Senha distribuída uma hora antes de cada sessão.
Mostra de Filmes Japoneses na CAIXA Cultural Recife
Confira a programação dos filmes que falam da juventude e atualidade japonesas:

19/ MARÇO (5ª feira)
18h30 - VOZES DE UMA ESTRELA DISTANTE
Hoshi no Koe, 2003, anime, 25 min, classificação livre dir. Makoto Shinkai
 19h -  BUSHIDO 16
 Bushido Sixteen, 2010, drama, 109 min, classificação livre dir. Tomoyuki Furumaya

20/ MARÇO (6ª feira)
18h30 - VOZES DE UMA ESTRELA DISTANTE
Hoshi no Koe, 2003, anime, 25 min, classificação livre dir. Makoto Shinkai
19h - FERROVIA HANKYU – UM MILAGRE DE 15 MINUTOS
Hankyu Densha Katamichi 15–fun-no Kiseki, 2011, drama, 120 min, classificação 16 anos,  dir. Yoshishige Miyake.

21/ MARÇO (sábado)
PRIMEIRA SESSÃO
15h - O SOL SEMPRE SE PÕE NA TERCEIRA RUA 3
Always – San-chome no Yuhi 3, 2012, drama, 142 min, classificação 16 anos dir. Takashi Yamazaki 
SEGUNDA SESSÃO
16h30 - VOZES DE UMA ESTRELA DISTANTE
Hoshi no Koe, 2003, anime, 25 min, classificação livre  dir. Makoto Shinkai

18h - GAROTAS SHODO
Shodo Girls, 2010, drama, 120 min, Classificação 12 anos, dir. Ryuichi Inomata

SINOPSES:  
VOZES DE UMA ESTRELA DISTANTE (anime, 25 min)
É uma estudante que está se preparando para entrar no ensino médio, quando é chamada para fazer parte de uma missão como piloto de um gigante robô, pelas Nações Unidas, numa luta contra alienígenas do espaço. Isto faz com que ela se separe do seu namorado, Noboru. A única forma de comunicação entre eles é via E-mail dos seus celulares, mas quanto mais Mikako avança universo afora, mais tempo demora para que as mensagens possam ir e vir, segundos tornando-se anos. Será que este amor sobreviverá à distância e ao vácuo do espaço?

BUSHIDO 16 (drama, 109 min)
Drama jovem esportivo, baseado no Best-seller de Tetsuya Honda. Kaori e Sanae são duas meninas praticantes de Kendo, uma arte marcial japonesa. Kaori faz questão de vencer, enquanto Sanae pratica o esporte por prazer. Após sentir muitos dilemas entre ideais diferentes e com a pressão familiar, elas aprendem o sentido e o prazer de lutar pela vitória, ao mesmo em que constroem uma amizade.

FERROVIA HANKYU – UM MILAGRE DE 15 MINUTOS (drama, 120 min)
É  um filme sobre a vida de várias pessoas que se locomovem pela Linha Imazu da Hankyu Railway na província de Hyogo. Uma das passageiras é Shoko, que é uma funcionária de escritório, por volta dos 30 anos e que perdeu seu namorado para uma colega mais jovem. Outra passageira é uma estudante universitária que é facilmente persuadida pelo seu namorado controlador. Outros passageiros são uma avó e neta, uma dona de casa, uma estudante do ensino médio, e também  outra estudante universitária que é otaku. Embora as viagens do trem durem apenas 15 minutos, a vida desses passageiros é alterada conforme eles interagem, nas dez estações em que o trem passa.

O SOL SEMPRE SE PÕE NA TERCEIRA RUA 3 (drama, 142 min)
As Olímpiadas de Tokyo estão prestes a começar, e Ryounosuke, um escritor de estórias infantis está animado com a chegada da sua nova TV para poder assistir aos jogos. Ele vive com sua esposa, Hiromi e seu filho adotivo, Junnosuke, para quem ele construiu, um quarto para ele poder estudar e se preparar para entrar na Universidade de Tokyo e ter uma carreira bem sucedida em uma grande empresa, pois seu sonho é que o filho não passe pelos mesmos sofrimentos que ele enfrentou como um escritor. Já o seu vizinho, Norifumi, é dono de uma oficina mecânica e é casado com Tomoe e tem um filho, Ippei, um estudante de ensino médio que sonha em se tornar um cantor de rock famoso. Na oficina mecânica, Mutsuko, sua funcionária, se arruma algumas manhãs na esperança de encontrar-se com o Dr. Kikuchi.

GAROTAS SHODO (drama, 120min)
Filme baseado em fatos reais sobre os sentimentos das estudantes de ensino médio que irão participar do Campeonato de Performance de Shodo. Satoko Hayakawa é filha de um mestre em caligrafia e presidente do grupo de caligrafia que está prestes se desfazer por causa da falta de harmonia entre os participantes. A própria Satoko também não está conseguindo se expressar. Nisso eles conhecem um novo professor que introduz aos membros do grupo uma apresentação performática, escrevendo ao som de música, que desagrada Satoko. Kiyomi, que é uma das integrantes do grupo, tem a ideia de fazer uma performance para a abertura da nova loja de papelaria de sua família, e Satoko aceita ajudá-la.




Fonte: CAIXA Cultura Recife
Imagens: Divulgação/CAIXA Cultura Recife



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA