Aniversário de Olinda e Recife

11 março 2015 | Postado por casinhadacys

Aniversário do Recife
Nesta quinta-feira, 12 de março, vai ser um dia de muita festa para Olinda e Recife. As cidades programam shows, corte de bolo e cortejos para festejar os 480 e 478 anos, respectivamente. Confira a programação dos eventos programados para comemorar o aniversário das duas cidades.
Olinda comemora em grande estilo o aniversário com shows, cortejos, desfile de bonecos e um bolo gigante são algumas das atrações do aniversário da Marin dos Caetés. A data marca os 480 anos da cidade, que entre os tantos atrativos artísticos, paisagísticos e culturais que possui, também ostenta grandes títulos como Patrimônio Cultural da Humanidade, 1ª Capital Brasileira da Cultura, Monumento Nacional e Cidade Ecológica.
Olinda 480 anos

Aniversário de Olinda 480 anos
Quando: 12 de março
Onde: Praça Monsenhor Fabrício, em frente ao Palácio dos Governadores (atual sede da Prefeitura de Olinda).

Confira a programação de Olinda:
16h – Cortejos
18h – Solenidade (parabéns e corte do bolo)
18h30 - Apresentação do Coral Encanto de Olinda
19h30 – Show da cantora Ganga Barreto (palco)
19h30 - Munguzá de Zuza Miranda & Thaís – (cortejo) – Concentração na Praça do Carmo
21h – Show da banda Zé Lamúria – Tributo a Chico Science (palco), Rogério Rangel, Ed Carlos, Charles Teony e Banda Amarula.
CORTEJOS:
Oficina de Bonecos Gigantes de Olinda
Horário de início: 17h30 – Concentração no Largo do Guadalupe
Atrações: Cerca de 40 bonecos, puxados pelo “Garoto do Guadalupe” e pela Oficina de Bonecos Gigantes de Olinda.
Asssociação Carnavalesca de Olinda (OCO) – Encontro dos Estandartes
Horário de início: 17h30 – Concentração no Largo do Guadalupe
Atrações: A TCM Me Leva que eu vou com cerca de 30 a 40 agremiações representadas por alguns de seus principais elementos, acompanhadas por orquestra de frevo, bonecos gigantes, passistas e flabelos.
Homem da Meia Noite
Horário de início: 17h – Concentração no Bonsucesso
Atrações: Orquestra de frevo, passistas e o Homem da Meia Noite
Clube de Bonecos Nos Quatro Cantos Cheguei
Horário de início: às 17h – Concentração na Ladeira da Misericórdia
Atrações: Orquestra de frevo, passistas e 15 bonecos
Munguzá de Zuza Miranda & Thaís
Horário de início: 19h30 – Concentração na Praça do Carmo

Faça um passeio virtual por Olinda acessando AQUI

Aniversário do Recife

Nesta quinta-feira, 12 de março, a partir das 17h, uma grande festa vai marcar as comemorações pelo aniversário de 478 anos do Recife. Toda a riqueza da nossa cultura estará representada numa programação preparada especialmente pela Prefeitura da cidade, na Praça do Arsenal. Artistas populares, manifestações que receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial e um dos filhos mais queridos da capital pernambucana, o cantor Lenine, estarão reunidos para celebrar a data. E, claro, o tradicional corte do bolo de aniversário que acontece às 19h.
Abrindo a programação apresentam-se o Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, do Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante e do Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano. Os Maracatus e o Cavalo Marinho são expressões culturais que receberam do IPHAN, em dezembro do ano passado, o título de Patrimônio Cultural Imaterial. Já outro ritmo genuinamente pernambucano, o Frevo, é Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela Unesco, desde 2012. Como não poderia deixar de ser, ele estará representado na apresentação da Orquestra Majestade do Frevo com os Passistas Campeões.

478 anos do Recife 
Quando: dia 12 de Março
Onde: Praça do Arsenal, no bairro do Recife
Confira a programação do Recife 
17h – Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro
17h20 – Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante
17h40-  Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano
18h - Orquestra Majestade do Frevo +  Passistas
18h30 - Bateria da Gigante do Samba
19h - Corte do Bolo
20h30 - Lenine


Contação de história no Museu da Cidade do Recife 
O Museu da Cidade do Recife, no Forte de Cinco Pontas organizou uma programação para comemorar os 478 anos do Recife, nesta quinta-feira(12). A partir das 15h haverá contação da estória "Rio das Capivaras" na Praça d' Armas do Museu. Cerca de 500 crianças participarão da contação, uma prévia das atividades educativas da próxima exposição do Museu, intitulada "Capibaribe meu rio". O cordel foi escrito por Mariane Bígio e ilustrado por Emerson Pontes. Das páginas do folheto nasceu dona Capiba, fantoche de uma capivara, criado pelo artista plástico Marcelo Figueiredo, que deve chamar a atenção da criançada para a importância do rio Capibaribe não só para o Recife, como para diversas cidades do interior do Estado.
Após a contação de estórias, às 16h, haverá a cerimônia da troca das bandeiras e incineração das bandeiras em desuso. O coral Novo Milênio e a Banda Marcial do Núcleo de Ação Cultural da Prefeitura do Recife cantarão o hino do Recife, de Pernambuco e o nacional, além dos Parabéns Pra Você. Às 16h30 haverá o corte do bolo para os presentes.
Museu da Cidade do Recife 
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José - Recife
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 9h às 17h.
Entrada gratuita  
Informações: (81) 3355-3106. 





Fonte para nossa postagem: Prefeitura de Olinda e Prefeitura do Recife
Imagens: Arquivo Casinha da Cys


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA