Cartilha com dicas para crianças com alergia alimentar

25 maio 2015 | Postado por Casinha da Cys


Alergia a lactose
Para quem tem criança em casa com alergia alimentar ou a determinado produto como é o caso da minha filha que não pode usar o corante Tartrazina e que tem seu uso autorizado para alimentos como confeitos, balas, gelatinas e tantos outros produtos de grande consumo pelas crianças. O uso está permitido na legislação brasileira como aditivo alimentar, mas o consumo do corante Tartrazina pode provocar reações alérgicas adversas em pessoas sensíveis. Fazer compras no supermercado requer muita paciência para verificar se o produto que estamos comprando tem o tal corante. Encontrei uma cartilha no site da  Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que atua na geração e disseminação do conhecimento sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância. A Cartilha foi produzida por mães de crianças com alergia com o apoio do movimento Põe no Rótulo. É uma ótima ajuda para quem precisa de orientações sobre o tema porque ela é super didática, objetiva, como também é  de fácil entendimento e aplicação.


Confira o texto abaixo divulgado na página da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal sobre o tema:

Este pode parecer um desafio simples para muitos, mas nem sempre garantir a inclusão de crianças com alergia alimentar e a certos produtos é garantida por alguns cuidadores e professores da Educação Infantil. Em uma sala com dez crianças, duas são alérgicas a um tipo de alimento. Outra não pode manusear algum produto. O que fazer para que elas se sintam parte da turma na hora das atividades com massinha, tintas ou no momento do lanche e das festinhas de aniversário?
O assunto vale reflexão, já que a inclusão da criança com alergia alimentar, por exemplo, é tema da lei 12.982/14, que tem um parágrafo que diz:“Para os alunos que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, será elaborado cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais, avaliação nutricional e demandas nutricionais diferenciadas, conforme regulamento”.
Mas como cuidar desse tema em escolas e salas de aula tão heterogêneas?
Pensando nisso, um grupo de famílias do movimento Põe no Rótulo elaborou uma cartilha que ajuda a escola a se organizar para que a alimentação e as atividades possam também envolver a criança alérgica.
A base dos textos e das sugestões de atividades e receitinhas específicas é a experiência de uma mãe de um aluno com alergia alimentar e os conhecimentos de especialistas em nutrição.
A cartilha é simples, didática e bem objetiva, de fácil entendimento e aplicação. Há um capítulo que explica o que são as alergias, outro que orienta como receber essa criança na escola, de que forma lidar com ela na hora do lanche, nas confraternizações, durante atividades que utilizam produtos que causam alergia. Tudo sem estereótipos e sem tratar esse aluno de forma diferenciada ou preconceituosa, procurando deixá-lo mais integrado ao meio.
No material também estão sugestões de atividades pedagógicas e de receitinhas para as aulas de culinária, para o recreio e para os pais adotarem em casa.

Para fazer o download da Cartilha é só acessar AQUI




Fonte de informação para nossa postagem: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

#alergiaalimentar #Tartrazina  #alergicos #alimentos #dicasparacriancaalergicas 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA