Mostra de cinema e cultura japonesa na CAIXA Cultural Recife

01 dezembro 2014 | Postado por casinhadacys

A animação japonesa, conhecida internacionalmente como anime (termo que no Japão é usado para designar qualquer animação, independentemente do país), transformou-se ao longo das últimas décadas numa indústria pungente, em especial a partir das séries produzidas para a televisão. Para alguns artistas, a produção em massa desses trabalhos limitou a exploração de temas mais profundos e poéticos, fazendo-os buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema. Entre os principais expoentes dessa corrente estão Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon. 

Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki pode ser considerado como o ponto de partida da mostra que chega ao Recife após passar pelo Rio de Janeiro e por Salvador. O artista é autor de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia de animação japonesa e mundial, como “Meu Vizinho Totoro” (1988), o ganhador do Oscar “A Viagem de Chihiro” (2001), “O Castelo Animado (2004)” e o recente “Vidas ao Vento”, lançado este ano no Brasil, e anunciado como sua despedida do cinema. O trabalho inovador e inspirador de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico “Akira” (1988) e Satoshi Kon com os impactantes “Paprika” (2006) e “Atriz Milenar” (2001). Esse viés autoral da cinematografia de animação nipônica será o grande destaque da MOK, que oferece ao público a oportunidade de imergir nos universos encantadores desses criadores.

Debate
Acontece às 19h15 do dia 2/12 com o tema “Miyazaki, Otomo e Kon – Clássicos ou Transgressores?”. O diretor de arte e ilustrador Silvio Oliveira e o animador 2D e game designer Rafael Valle Barradas vão debater sobre os olhares dados às obras dos cineastas. A entrada é gratuita e as senhas serão distribuídas uma hora antes.

Oficina de Mangá
Os mangás são as histórias em quadrinhos produzidas no Japão – será ministrada pelo professor de desenho Dilermano Santos. Os alunos terão contato com noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque, além de produzirem seus próprios mangás. A oficina acontecerá de 4 a 6 de dezembro, das 16h às 18h. São 20 vagas e podem se inscrever pessoas acima de 14 anos que tenham conhecimento básico de desenho, através do site www.nuage.art.br/mok.

Curso
 “O Universo de Hayao Miyazaki - A arte e a influência de um dos criadores do Studio Ghibli serão abordados no curso ministrado por Jansen Raveira, um dos curadores da mostra, e pela professora de estudiosa do universo de Miyazaki Janete Oliveira. Serão abordados quatro tópicos: “Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki”; “Miyazaki e suas metáforas”; “O Studio Ghibli e a indústria do anime”; e “Um velho mundo idealizado”. O curso será realizado de 3 a 6 de dezembro, das 17h às 19h. São 80 vagas voltadas ao público interessado no tema. A duração das atividades é de quatro dias e as inscrições devem ser feitas no site www.nuage.art.br/mok.

O Universo de Miyazaki / Otomo / Kon
Local: CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo. – 3425-1900/1915
Período: 2 a 13 de dezembro
Horário: 12h às 20h de terça a sábado / 10h às 17h aos domingos
Acesso para pessoas com deficiência

Confira a programação dos filmes acessando AQUI

Fonte: CAIXA Cultural Recife
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA