Exposição conta a história do Recife através dos mapas no Museu da Cidade do Recife

04 dezembro 2014 | Postado por casinhadacys

Exposição O Desenho da Cidade apresenta objetos cartográficos do acervo do museu restaurados e digitalizados. Registros da ocupação do Recife ao longo de séculos, os mapas ajudam a contar a história da capital pernambucana. É por isso que documentos cartográficos do acervo do Museu da Cidade do Recife passaram pelos processos de restauro, catalogação e digitalização por quase 10 anos e agora compõem a exposição. A peça mais antiga é um mapa holandês de 1642 elaborado a partir da gravura “A Cidade Maurícia, o Recife e os fortes circunjacentes”, publicada na obra de Gaspar Barleaus. O mais recente é o documento litografado pelo artista plástico e arquiteto Petrônio Cunha para o álbum Imagens do Recife, em 1980. 
Entre um mapa e outro, há cartografias principalmente do século 20. O ano de ano de 1906 marca a elaboração da planta da cidade do Recife, feita por Douglas Fox e  seus sócios, junto com Michell Whitley, todos membros do Instituto de Engenheiros Civis de Londres contratados pela Repartição de Obras Públicas do Recife para esse trabalho. Outra planta foi elaborada durante a segunda administração do prefeito Antônio de Góis Cavalcanti, entre os anos de 1931 e 1934. Na exposição pode ser visto ainda  o Mapa do Recife desenhado por Manoel Bandeira, uma peça turística de 1940 com índice ,  ruas, praças e outros lugares da cidade de acordo com a subjetividade do pintor, que foi publicado pela Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. 
O Museu da Cidade do Recife possui ainda em seu acervo uma coleção de 219 cartas feitas pelas forças armadas com fins militares, seguindo a tendência de vários países após a Primeira Guerra Mundial, que marcou a entrada da topografia inicialmente com o objetivo de colaborar com as estratégias militares, mas que permitiu também o conhecimento sobre o próprio território. Todas as peças do museu estão digitalizadas. 
O trabalho de restauração desses mapas, que pertencem ao museu desde a sua criação, em 1983, envolveu restauradores, pesquisadores, fotógrafos e técnicos em tecnologia da informação que se debruçaram sobre esse material com o objetivo de preservá-lo. A exposição segue até o dia 29 de novembro. No ano que vem a documentação cartográfica será disponibilizada pela internet. 
Para o público infantil
A mostra tem um atividade voltada especialmente para os pequenos. Estimulando a compreensão das crianças sobre a cidade, no fim da exposição, elas podem desenhar o percurso que fizeram até o Forte das Cinco Pontas, onde fica o museu. Depois de encontrar o endereço de casa ou da escola no mapa, devem seguir o percurso feito até a fortificação. Em seguida, o desenho é projetado na galeria.
O Desenho da Cidade
Galeria 3 do Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas
Visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Até 10 de janeiro de 2015.
Entrada gratuita
Contato: (81) 3355.3106



Fonte: Museu da Cidade do Recife
Imagens: Divulgação 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA